Lugares, Partiu, Trabalho remoto

Estônia cria visto específico para Nômades Digitais

Os nômades digitais usam a tecnologia para trabalhar e viajar, mas não ter residência fixa pode ser um desafio.

Na contramão disso, temos uma novidade: a Estônia, país do leste Europeu, lançou recentemente um visto para nômades digitais. Com esse novo visto, esses profissionais poderão se mudar e viver legalmente no país.

O país aprovou uma emenda em sua Lei de Migração para permitir um visto para nômades digitais com estadia de até um ano, ou seja, nove meses a mais do que o visto de turista que tem a duração de três meses.

Segundo o ministro do Interior Mart Helme, “o visto nômade digital fortalecerá a imagem da Estônia como um estado eletrônico e dará à Estônia uma voz mais influente em nível internacional”.

A Estônia foi nomeada pela Wired Magazine como a sociedade mais avançada digitalmente do mundo. Os cidadãos estonianos possuem um cartão de identificação digital seguro, que pode ser usado para quase todos os fins governamentais. No total, 99% dos serviços do governo estão disponíveis para os cidadãos como serviços eletrônicos, incluindo o registro de nascimentos, mortes e casamentos. Além disso, a Estônia, juntamente com a Islândia, possui a Internet mais gratuita do mundo, e poucos sites são bloqueados lá. Embora a Internet não seja a mais rápida do mundo, ela é rápida o suficiente.

É difícil prever com precisão qual o impacto de tal visto. Mas a Estônia, um país de 1,3 milhão de pessoas, projeta que possíveis 1.800 nômades digitais solicitarão o novo visto anualmente. Combinados, esses nômades contribuirão com dezenas de milhões de euros para a economia do país. Além disso, o impacto será sentido fortemente no cenário local de tecnologia e startup, onde se espera que o compartilhamento de conhecimento e a geração de ideias dos nômades tenham um efeito positivo significativo. Por este motivo, já existem burburinhos de que a Estônia será o “próximo Vale do Silício da Europa”.

As aplicações para o visto estarão disponíveis a partir de Agosto e não irão levar mais de 15 dias para análise.

Sobre a pandemia, o país registra 69 mortes até hoje (data da postagem desse artigo). É um dos números mais baixos do mundo. O número de casos confirmados são de 2.016.

Para saber mais sobre o Digital Nomad Visa da Estônia, clique aqui.

Está sabendo da nossa mais nova Playlist para #treinaremcasa antes ou depois do Home Office? Não? Clique aqui e confira já! Partiu?

author-avatar

Sobre Anderson

Founder & CEO da Partiu ser nômade Ama viajar, aprender coisas novas e ajudar pessoas a viajar mais. A sua cidade favorita no mundo é São Francisco, CA.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.