Partiu, Trabalho remoto, Viagens

Internet a bordo: conectividade a trabalho ou lazer

O trabalho remoto requer ainda mais a utilização organizada e sistemática do tempo. Isso significa que fuso horário, reuniões e pontes aéreas se transformam em um grande esforço para quem utiliza esta modalidade de trabalho.

Em especial, as viagens a trabalho, significam um grande desafio para esta organização. Por mais que um voo possa parecer rápido, por exemplo Rio-SP que tem um tempo estimado de 50 minutos, todo o processo de trânsito até o aeroporto, checkin, security, embarque/desembarque e finalmente o trânsito ao destino final demandam muito mais do que só o tempo de voo somente. Isso significa que esses 50 minutos se tornam preciosos e, muitas vezes, ociosos se não é possível estar conectado à internet.

Pensando nessa necessidade e também na conectividade dos clientes, as companhias aéreas veem, aos poucos, disponibilizando aos clientes ferramentas e aplicativos que possibilitam um pacote de acesso à internet nos voos que pode ser desde somente entretenimento até ao acesso a navegação e algumas redes sociais.

Um serviço essencial?

Carolina Goetz é fotografa e mora em Munique, na Alemanha, e viaja em média 5 a 6 vezes ao ano de avião. Ela diz que considera o serviço essencial, mesmo a qualidade, as vezes, não sendo boa e o preço sendo desproporcional. Para ela é importante estar conectada para planejar os compromissos com antecedência, em caso de mudança de planos, mandar e-mails e resolver outros problemas.

Além disso, como mãe, ela diz se sentir apavorada estar incomunicável durante muitas horas. Quando não está viajando e realizando compromissos externos, ela trabalha em casa e divide sua atenção entre trabalho e filhos. “No avião não tem mais nada para distrair, nada para dividir minha atenção, e é um lugar chato, desconfortável, não dá para relaxar, então melhor aproveitar de alguma maneira útil”.

A analista operacional Sabrina Araújo mora em Chicago, nos Estados Unidos, e diz que viaja muito com a família e usam sempre o Wi-Fi da aeronave, quando disponível, para entretenimento. “Meus filhos gostam de assistir o filminho deles. Eu os meus”.

Porém, ela não vê como um serviço essencial, mesmo que em voos mais longos, já que a maioria das companhias aéreas já oferecem entretenimento a bordo. Além disso ela diz que sempre tem um filme com o download já feito no telefone.

Ela conta que quando era consultora financeira viajava em torno de 6 a 8 vezes ao mês. Mas não usava a internet a bordo do avião. “Aquilo era o meu momento de paz”.

Já para Vinícius Almeida que é Sócio Administrador de um Escritório de Contabilidade em Salvador, na Bahia, é essencial o serviço de internet a bordo. Para ele é importante estar conectado para atendimento aos seus clientes. “Eles podem precisar de uma informação importante para determinada tomada de decisão, ou mesmo uma compra ou aquisição de um serviço, ou se vai participar de uma concorrência e precisa tirar alguma duvida de impostos, etc”.

Como acessar?

Porém é importante lembrar que o acesso depende de cada companhia mas normalmente é por Wi-Fi ou aplicativo. Além disso, nem todas as aeronaves estão equipadas com a tecnologia e nem sempre todos os trajetos realizados possuem este serviço. Então, o cliente deve se prevenir e se informar no check-in, antes de contar com a conectividade a bordo.

No Brasil, atualmente, a Latam e a Gol disponibilizam serviço de acesso à internet. Veja o que as principais companhias aéreas brasileiras oferecem:

Azul

A companhia aérea Azul disponibiliza um aplicativo “Azul Play” e embora se tenha acesso ao pacote de entretenimento, a rede de Wi-Fi Azul Play acessa os conteúdos gravados localmente no sistema da aeronave. E o aplicativo não é possível ser baixado por meio do Wi-Fi da aeronave.

Gol

A companhia aérea Gol disponibiliza internet a bordo por meio de 4 pacotes:

  • Pacote Mensagens – o usuário pode utilizar internet pela plataforma aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e iMessage.
  • Pacote 1 hora Light – o usuário tem acesso contínuo à internet durante 60 minutos de voo e são adequados para navegação padrão, e-mails e mídias sociais.
  • Pacote Voo Light –  o usuário tem acesso à internet durante todo o voo para navegação padrão, e-mails e mídias sociais também.
  • Pacote Voo Max – o usuário tem acesso à internet durante todo o voo e dá acesso a vários sites de streaming, navegação padrão, e-mail, VPN e redes sociais.

Latam

A companhia aérea Latam disponibiliza internet a bordo também por meio de 3 pacotes:

  • Pacote Mensagens – acesso ao iMessage, WhatsApp, Sype e Messenger
  • Pacote Navegação – acesso ao iMessage, WhatsApp, Sype e Messenger e inclui, também, navegação pela internet e e-mail

Pacote Streaming – Inclui os acessos dos dois pacotes anteriores e ainda VPN e plataformas de Streaming

Para baixar os aplicativos de entretenimento da Latam e da Azul

LATAM PLAY

IOS

https://itunes.apple.com/br/app/latam-entertainment/id944416440?mt=8

ANDROID

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lan.entertainment

AZUL PLAY

IOS

https://apps.apple.com/br/app/azul-play/id1180050956

ANDROID

https://play.google.com/store/apps/details?id=de.lufthansa.ad.player&hl=pt_BR

Está pensando em experimentar a internet à bordo e viajar sem parar de trabalhar? Leve com você o suporte de notebook dobrável Factor X exclusivo do Partiu Ser Nômade. Você leva para a sua viagem o conforto do seu home office sem ocupar espaço na sua bagagem de mão! Clique no link abaixo e garanta já o seu!

https://www.partiusernomade.com.br/product/suporte-notebook-factor-x-loja_psn/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.