12 sugestões de livros para você mergulhar sem sair de casa

Photo of author
Escrito por: Anderson Azevedo

Nômade Digital e Estoico.

Veja a lista que a Partiu Ser Nômade preparou para você viajar para o nosso mundo

Não é de hoje que o livro é um objeto curioso. Alguns os devoram, outros o tem como objeto de desejo, outros como estratégia de crescimento, outros refúgio, outros como hobby, outros como objeto de fé, outros instrumento de trabalho…

A verdade é que desde que somos bem pequenos nos é dito a importância de ler. Dizem que ler é viajar sem sair do lugar. E quando falamos em viajar a Partiu Ser Nômade já fica com o coração acelerado…

E pensando em viajar com você neste momento em que pegar um carro ou um avião está difícil, a Partiu leva até você sugestões de viagens para se ter nas mãos.

Separamos 4 categorias: administração e negócios, biografias, livros que viraram filmes e comportamento. Escolhemos para cada categoria livros que “dão o que falar” no mundo literário. Esperamos que vocês gostem!

Administração e negócios

Box Geração de Valor – Flávio Augusto da Silva

Trata-se de um box com 3 livros sobre empreendedorismo escrito por um autor considerado um dos mais jovens bilionários brasileiros segundo a Forbes. Flávio Augusto da Silva traz em seus livros textos e charges que estimulam os leitores a desenvolver competências comportamentais necessárias para se tornar um empreendedor.

Nascido na periferia do Rio de Janeiro, Flávio Augusto, aos 23 anos, se tornou empreendedor e criou a escola de inglês Wise Up que deu origem a sua bem-sucedida carreira.

HOOKED (Engajado): Como construir produtos e serviços – Nir Eyal 

Considerado um Best Seller pelo Wall Street Journal, Hooked é uma explicação do modelo criado pelo autor Nir Eyal, Modelo Hooked, que trata o comportamento do consumidor diante de alguns produtos ou serviços. O modelo é um processo em 4 etapas onde é incorporado aos produtos/serviços o estímulo sutil do comportamento do cliente. Os passos são: gatilho, ação, investimento e recompensa. E este processo, se tornado consecutivo, atinge o objetivo final que é levar os clientes de volta ao produto e serviço sem depender de publicidade ou mensagens agressivas.

Biografia

Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado – Gisele Bündchen

A autobiografia da modelo mais famosa do Brasil e de uma carreira mundial de proporções gigantescas vai além da narração de sua trajetória profissional. Gisele divide pequenos aprendizados que a ajudaram a levar uma vida com mais consciência e mais alegre. E inspirações que a levaram a superar os desafios ao longo dos anos.

O livro traz ensinamentos ao longo de sua vida desde a infância em Horizontina, no Rio Grande do Sul, sua carreira internacional, seu casamento com Tom Brady e a maternidade.

Steve Jobs – Walter Isaacson

40 entrevistas com Jobs… 2 anos… Além de centenas de entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes. O resultado disso é esta biografia em que narra a vida do empresário com um personalidade forte e polêmica, uma figura inventiva mas perfeccionista. Uma mente incrível que revolucionou a computação, a edição digital, a música, a telefonia e a computação móvel, entre outras coisas.

Segundo o autor, apesar de ter cooperado com a obra, Jobs não interferiu em nenhum momento sobre o conteúdo. Nem mesmo no direito de lê-la antes de ser publicada. Segundo ele, não estabeleceu nenhum limite e ainda incentivou que os entrevistados e conhecidos respondessem com franqueza às perguntas.

Assim se forma um raio-x completo deste que é uma das grandes mentes da era digital, traçando sua personalidade, paixões, demônios, talentos e manias. Sua história se mistura à história da gigante Apple e é uma grande lição nos dias atuais.

Minha História – Michelle Obama

Primeira-dama dos Estados Unidos e a primeira afro-americana a assumir esta posição, Michelle Obama contribuiu para criar um ambiente acolhedor e inclusivo na Casa Branca. Também se posicionou como uma das mais poderosas porta-vozes das mulheres e meninas nos Estados Unidos. Uma esposa exemplar, uma mãe zelosa, deixou vários momentos marcados na história com descontração e sua maneira única de participar dos eventos oficiais.

Trata-se de uma narrativa envolvente onde a autora convida seus leitores a conhecer o seu mundo contando suas experiências desde a infância na região de South Side, em Chicago, passando pela vivência como executiva e mãe, até os anos na famosa Casa Branca.

Ela narra tanto seus triunfos como também suas decepções públicas quanto privadas. Uma história inspiradora escrita de forma simples, com seus próprios termos e recheada de muitas lições.

Livros que viraram séries

O Irlandês – Charles Brandt

O livro conta a história de Frank Sheeran, um assassino de aluguel, que confessa que aprendeu a matar enquanto esteve no Exército dos Estados Unidos e ao voltar para casa foi contratado pela Máfia. Em entrevistas gravadas, ele conta os bastidores de como funcionava a Máfia e como ele foi responsável por mais de 25 assassinatos a serviço dela. Isto inclui o seu amigo Hoffa.

O livro tornou-se filme em 2019 e é estrelado por, nada mais nada menos, que Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

Como eu era antes de você – Jojo Moyses

Com uma vida bastante desinteressante, “Como eu era antes de você”, conta a história de Louisa Clark. Uma garçonete de 26 anos que trabalha num café e mora com a família. Ela não tem muitas ambições e tem um namorado que não é interessado nela.

Ao perder o emprego, Lou é obrigada a procurar outro. Como não tem muitas qualificações, consegue um trabalho de cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor, de 25 anos. Ele é inteligente e rico. Mas o humor não é dos melhores. Depois de um acidente de moto, Will fica preso a uma cadeira de rodas e cultiva uma amargura que é descontada em qualquer um que está por perto.

O que nem ele e nem Lou sabiam é que o encontro dos dois mudariam completamente suas vidas. É uma história de amor, mas, sobretudo, de coragem e esforço.

O filme foi lançado em 2016 com o roteiro da própria autora.

Por lugares incríveis – Jennifer Niven

O livro conta a história de Violet Markey, que sofre um acidente de carro com sua irmã e somente ela sobrevive. Ela busca sentido para seguir em frente se afastando de todos. Paralelamente conta a história de Theodore Finch. O garoto estereotipado como esquisito da escola, com problemas com a família e que pesquisa várias maneiras de cometer um suicídio. Em uma destas tentativas, ele encontra com Violet com o mesmo objetivo. Juntos eles resolvem fazer um trabalho de geografia: conhecer lugares incríveis do estado onde moram. É uma jornada adorável e libertadora para os dois.

O filme americano foi lançado em 2020 e é estrelado como protagonistas Elle Fanning e Justice Smith.

Comportamento

Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

A autora é professora de psicologia na Universidade de Stanford e desenvolveu ao longo de décadas de pesquisas um conceito de atitude mental que ela denomina de “Mindset”. Ela revela como o sucesso pode ser obtido pela maneira como lidamos com nossos objetivos. Carol Dweck diz que a forma como nos relacionamos com o nosso trabalho, com as pessoas, e, até mesmo a maneira como educamos nossos filhos, é fator decisivo para que utilizemos todo o nosso potencial.

O livro promete mudar a maneira de entender o sucesso e como ele pode ser alcançado.

Por que fazemos o que fazemos – Mario Sergio Cortella

Filósofo e escritor, Mario Cortella, explica o por quê de fazermos o que fazemos. E nesta explicação inclui questões como a importância de ter uma vida com propósito, motivação, valores, lealdade a si mesmo e ao emprego. Trata-se de um manual para todos que se questionam sobre o presente e futuro de suas próprias carreiras. E, entre essas explicações, há também ensinamentos como paciência, sabedoria, e em como lidar com os percalços. 

Essencialismo – Greg Mckeown

O livro trata de uma gestão de tempo ou uma técnica de produtividade a todos que se sentem sobrecarregados e ao mesmo tempo subutilizados ou pouco produtivos. É um método que ensina identificar o que é vital e eliminar tudo que não é essencial.

Para o autor, ao tentarmos fazer tudo ou ter tudo percorremos caminhos que nos afastam da nossa meta. O livro ensina a concentrar todo o nosso tempo e energia em nossas metas.

Além disso, Mckeown explica que para equilibrar trabalho e vida pessoal não basta aprender a dizer não. É preciso eliminar o que não é essencial e que nos faz desperdiçar nosso tempo.

Para ele, o essencialista toma as próprias decisões e não assume tarefas que desvia dos próprios objetivos.

Lembrou de alguém? Encaminhe para ele:

Web Stories

Melhores Cadeiras de Escritório: Conheça 3 Livros de Autoconhecimento Profissões para pessoas Introvertidas Vagas Remotas em Dólar: Conheça 5 Sites Dividendos em Dólar: Conheça 9 ações que pagam