Lugares, Partiu, Série Partiu Mundo

10 relógios famosos do mundo

Tic-tac, Partiu viajar no mundo dos cucos!

Eles são amados e desejados por alguns. Tem quem os colecione. Outros os odeiam, e tem até uma certa paranoia acreditando que eles estão controlando suas vidas. Tem os que transformam em objeto de decoração. Muitos já foram cenários de grandes filmes. E tem também os que, assim como nós da Partiu, o usam de desculpa só para fazer aquela viagem tão sonhada.

Estamos falando do universo dos relógios e, em especial, naqueles icônicos que estão espalhados ao redor do planeta e são transformados em cartão postal!

Big Ben – Great Clock, Londres

E quando se pensa em um relógio famoso, que é ponto turístico e já foi cenário de vários filmes, o primeiro que vem na nossa cabeça é o Big Ben. Mas a Partiu tem uma informação que irá deixá-lo boquiaberto. O relógio que fica na torre Big Ben, renomeada posteriormente de Elizabeth Tower, e que faz parte do Palácio de Westminster, na verdade é o Great Clock. Big Ben é o sino Great Bell que fica no interior da torre do prédio que abriga as casas do Parlamento da Grã-Bretanha.

O sino Big Ben pesa 13,7 toneladas e tem 2,28 m de altura por 2,75m de largura. A primeira vez que ele soou foi em 11 de julho de 1859. E ele repete isto a cada hora exata que o Great Clock bate.

O relógio da torre é composto por quatro faces gigantes e foi construído no reinado da rainha Vitória. O prédio traz a inscrição em latim “Domine salvam fac reginam nostram Victoriam Primam (Senhor, mantenha a salvo nossa Rainha Victoria Primeira).

Shepherd Gate Clock – Greenwich, Londres

E a paixão por relógios dos ingleses não fica somente no Big Ben. Um dos primeiros exemplos de relógio elétrico, o Shepherd Gate Glock foi instalado em 1852 por Charles Shepherd, em Greenwich.

Ele fica localizado do lado de fora dos portões do edifício do Royal Greenwich Observatory e é um dos primeiros a mostrar as horas em Greenwich. Ele funcionava por meio de impulsos elétricos por um relógio mestre que ficava dentro do prédio principal, mas atualmente é regulado por movimento de quartzo.

Conheça também a nossa Coleção Travel Office

Relógio do Grand Central Terminal, Nova York

Outro icônico relógio que já fez parte de diversos cenários de filmes é o relógio do Grand Central Terminal em Nova York.

Instalado em 1913, data da abertura do Terminal, o relógio fica localizado em cima do balcão de informações no salão principal. É utilizado como ponto de encontro entre os cidadãos e também turistas.

O relógio de opala tem valor estimado em US$ 20 milhões. Assim como o Big Ben, ele possui quatro faces. Ele é ajustado segundo o relógio atômico do Observatório Naval dos EUA em Bethesda em Maryland. E, pasmem: a margem de erro é de até 1 segundo a cada 20 bilhões de anos.

Relógio Tiffany – Grand Central Terminal, Nova York

Na mesma estação está também instalado o maior exemplar de relógio de vidro Tiffany com diâmetro de 4 metros. Ele fica do lado de fora da estação, na Rua 42, na fachada do Terminal. Ele é decorado com estátuas dos deuses gregos Mercúrio, Hércules e Minerva. Eles representam as virtudes da ferrovia: velocidade, força e intelecto. A estátua que o contém tem quase 15 metros de altura.

Rathaus-Glockenspiel, Munique

Munique não é só a capital da Oktoberfest. A cidade guarda pontos turísticos incríveis. Entre eles está a sede da nova prefeitura (Neues Rathaus) na praça principal da cidade: a Marieanplatz. O prédio belíssimo, em estilo Neogótico, já chamaria atenção, mas o que atrai também diversos turistas com hora marcada à praça central são as badaladas do seu relógio, o Carrilhão dos Sinos da Marienplatz.

As estátuas em tamanho real representam o casamento do duque Wihelm V e Renata de Lorena, um duelo de cavaleiros, acontecido em 1568 e a dança tradicional Schäfflertanz, que teve origem na época da epidemia de peste negra em Munique. O movimento das estátuas é acompanhado de 10 minutos de música que lembra uma grande caixinha de música.

Relógio Astronômico de Praga

Uma das atrações turísticas de Praga, na República Tcheca, é o Relógio Astronômico. Localizado na Praça da Cidade Velha, no lado sul da prefeitura, é o relógio medieval mais famoso do mundo.

A sua história tem algumas controvérsias. Até 1961 acreditava-se que ele havia sido construído pelo relojoeiro Hanuš. Porém, nesta data encontraram um documento em que revelava que ele foi construído por Mikuláš em 1410, reconstruído pelo Mestre Hanuš em 1490 e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI.

Também dizem que após terminarem a obra, perfuraram os olhos do Mestre Hanuš para que não construísse a mesma obra em outra cidade.

 Ele possui 3 componentes principais.

O primeiro tem representado o Céu e a Terra em diversas fases do dia. Eles possuem números romanos indicando o horário em Praga e numerais arábicos na borda que representam a hora babilônica. Esse é o único relógio do mundo a poder dizer a hora babilônica.

 O segundo é composto pelos 12 signos do Zodíaco e determina a posição do Sol. Além disso, representa o movimento da Lua e suas fases.

Em 1870 foi adicionado um calendário com medalhões que representa os 12 meses do ano.

E o terceiro componente é um mecanismo que representa uma procissão a cada hora dos 12 Apóstolos. Além dessas estatuetas há outras que representam as coisas mais temidas pelos habitantes de Praga: a avareza, a vaidade e a morte.

Relógio Astronômico de Estrasburgo

Na cidade de Estrasburgo na França encontra-se também outro relógio astronômico datado de 1838 e restaurado em 1842.

Situado na Catedral da cidade, sua caixa mede 18 metros e é apoiado sobre uma base de 4 metros de altura. Ele é decorado com pinturas e estátuas de madeira.

Suas estatuetas de anjo alado, criança, adulto e velho são ativadas simultaneamente a cada hora e representam cada fase da vida. Ao meio-dia os Apóstolos desfilam em frente ao Cristo enquanto um galo canta e bate as asas 3 vezes.

Na sua única face, a Terra é representada ao centro e sobreposta está um globo celeste com mais de 5 mil estrelas. Eles representam os movimentos dos astros ao redor do planeta.

O relógio indica ainda os dias da semana, representados pelas divindades.

Relógio da Praça de São Marcos, Veneza

Situado na Piazza San Marco, o relógio de Veneza chama atenção por seu mostrador em ouro e o seu esmalte azul emoldurado em mármore com os algarismos romanos esculpidos.

No ponteiro da hora está o sol. Entre os algarismos romanos estão os signos do zodíaco também em ouro.

Isto por si só já seria uma belíssima obra. Para completar, acima do relógio há uma plataforma onde está localizada uma imagem da Madonna com a criança. Ao lado desta estátua estão dois painéis azuis que representam o horário.

Floral Clock, Niagara Parks

E quem acha que ao conhecer as cataratas de Niágara, no Canadá, verá somente água, está enganado. Uma das atrações de Niagara é o Floral Clock. Trata-se de um relógio formado de flores e plantas.

O relógio tem 12 metros de altura e uma área plantada de 38 metros de largura. Isto o torna um dos maiores relógios do mundo.

Para isso, são utilizadas entre 15 a 20 mil plantas e seu design é alterado duas vezes por ano durante o ano.

Reloj de Flores, Viña del Mar

Um dos pontos turísticos desta simpática cidade do Chile é o grande relógio feito de flores.

Uma obra prima feita com flores coloridas aos pés de Cerro Castillo. Inaugurado em 1962 para a Copa do Mundo da FIFA, evento onde Viña del Mar era uma das cidades-sede.

Os ponteiros medem 3 metros de comprimento. Os números são formados por arranjos de flores coloridos com 10 centímetros de altura para não impedir o movimento dos ponteiros. O clima mediterrâneo, ajuda para que as flores estejam sempre desabrochando durante todo o ano.

Controlado por um mecanismo suíço inicialmente, hoje funciona através de um sistema de satélite combinado com um mecanismo eletrônico de precisão.

Visite sem sair de casa

Quer ver como é o Big Ben ao vivo? Confira esta Webcam que mostra vários pontos de Londres.

Clique aqui para conferir.

E Munique também tem sua Marienplatz retratada 24 horas por dia.

Clique aqui para conferir.

Você ama ir para o exterior?

Você vai amar a nossa Travel Wallet. A única com suporte para 2 SIMCARDS! Clique aqui ou na imagem abaixo. Partiu?

Travel Wallet – Partiu ser nômade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.