Futuro, Mercado de Trabalho, Profissões, Skills

Profissões do futuro? Será?

Uma análise realista do cenário que vem sendo desenhado sobre as principais áreas em desenvolvimento

Muito se fala hoje em dia de profissões que ainda serão criadas no futuro. Que as crianças provavelmente ocuparão cargos que ainda nem existem. Há ainda aqueles que falam que as máquinas ocuparão o espaço de alguns trabalhadores. Mas será mesmo que o cenário é este?

Mercado de trabalho e o cenário mundial

Antes mesmo de falarmos sobre novas profissões é importante ressaltar que o cenário do mercado de trabalho mudou bastante, sobretudo no último ano, onde os empresários precisaram adequar o seu modelo de negócio aos protocolos de higiene, ao trabalho remoto, e até mesmo a racionalização do processo de produção para a contenção de custos.

Então, quando pensamos em profissões do futuro e em como se preparar para o mercado de trabalho é preciso ter em mente que o profissional do futuro, e até mesmo o profissional atual, precisará estar aberto a mudanças repentinas e ser flexível a novas regras e condições.

Habilidade profissionais importantes

Além disso, ainda que remotamente, o profissional deve ter a capacidade de trabalhar em grupo e possuir habilidades multidisciplinares, ou mesmo ter conhecimento. Não basta conhecer apenas do processo individual ou de uma área específica. É importante ter um conhecimento geral de todo o processo produtivo ou de serviço da empresa.

O mercado de trabalho tende a ter empresas com perfil mais arrojado e que não têm medo de ousar e se reinventar. O profissional deverá, então, manter esta mesma dinâmica e características. E ainda, aprender rapidamente com os próprios erros.

O cenário atual, e a cada ano que passa ainda mais, é de muita velocidade de mudança tendo em vista os avanços tecnológicos, a concorrência, a globalização e a instabilidade econômica. O profissional que souber se posicionar e se adaptar facilmente sairá, com certeza, à frente.

Além disso, ele deverá aprender rapidamente, interpretar a nova realidade, processar as informações e filtrá-las, tendo em vista o volume muito grande, e trabalhar em equipe.

Homem x Máquinas

Ao contrário do que muitos pensam a respeito da substituição de homens por máquinas, é preciso lembrar que atrás de grandes máquinas estão desde os profissionais que as criam, os profissionais que as mantêm e os profissionais que as operam.

Ademais, desenvolver skills exclusivamente humanos, como a empatia, a perseverança, a resiliência, são grandes trunfos em comparação com as máquinas. Elas poderão cumprir tarefas operacionais e mecânicas, mas nunca poderão desenvolver este tipo de característica humana. Pelo menos não por enquanto.

Áreas em destaques

Entre as áreas em vogue ou promissoras dentro das previsões e projeções de futuro estão sustentabilidade, infraestrutura, saúde e qualidade de vida, recursos humanos, marketing e vendas, tecnologia da informação e direito, segundo a última pesquisa “Carreiras do Futuro” realizada pelo Profuturo – Programa de Estudos do Futuro da FIA – Fundação Instituto de Administração.

Isto por si só já indica que todas as profissões básicas ainda são extremamente importantes como a engenharia, o direito, a medicina, comunicação social, psicologia, ciências da computação, etc.

O que talvez modifique são os enfoques dados. Logo o engenheiro civil, por exemplo, deverá ter uma base boa para as novas tecnologias de construção. Os engenheiros de automação, eletricistas e mecânicos atuaram mais com os veículos elétricos cada vez mais potentes e autônomos. O advogado deverá apresentar argumentos adequados para conflitos modernos como os que virão em relação à inteligência artificial. Os profissionais de saúde deverão rapidamente saber lidar com novos vírus, bactérias, e novos cenários catastróficos como o atual de pandemia. Também farão cirurgias cada vez mais detalhadas com uso de equipamentos de alta capacidade e precisão. Os psicólogos e assistentes sociais deverão entender o contexto e encontrar subterfúgios para lidar com doenças silenciosas como a depressão e conflitos sociais, e os profissionais de tecnologia da informação continuarão lidando com mais e mais inovações. Profissionais de comunicação atuarão cada vez mais com meios de comunicação novos, novas redes, comunidades além de diversas estratégias de marketing para captar a atenção dos consumidores e seguidores em meio ao turbilhão de informações que a internet, principalmente, proporciona.

Além disso, a preocupação com o meio ambiente é tema atual. Ele envolve boa parte de uma empresa que deverá se preocupar desde se seu produto causa pouco impacto ambiental até mesmo com o descarte de seus resíduos de produção.

Novos cenários – mesma base

Estes são alguns exemplos. Todos estes temas atuais, muitos deles que estamos vivendo inclusive, serão possíveis mudanças que enfrentaremos até mesmo em um cenário próximo.

A conclusão que chegamos até aqui é que seria algo muito hipotético e ilusório falar de nomes de posições e cargos que serão criados diante deste cenário tão volátil e incalculável.

Diante disso, faz-se lembrar que qualquer profissional, deverá antes de tudo ter uma boa base de estudo. E aqui temos que lembrar, inevitavelmente, daquele que é um dos maiores profissionais que o mundo apresenta: o professor.

Hoje, mais do que nunca, vemos a importância da escola para as crianças, para os adolescentes… Além disso, vivenciamos que toda a tecnologia do mundo não substitui o contato físico no aprendizado para uma qualidade maior e uma percepção das falhas pontuais.

Talvez seja o momento de aproveitar para repensar, também, o nosso lugar no mundo e no mercado de trabalho. Onde podemos crescer, ou mais que isso, onde podemos evoluir e como nos adaptar, profissionalizar e capacitar para o que muitos chamam de novo normal mas que na verdade não passa de simplesmente: o futuro.

Instrumentos de trabalho

E você que continua em home office, conhece o nosso novo Factor X 2.0 para apoiar seu notebook e dar um sossego para suas costas?

https://www.partiusernomade.com.br/product/suporte-notebook-aluminio-factor-x-2-0/?utm_source=Site-PSN&utm_medium=Banner-Principal&utm_campaign=Factor-X-2-0

Não deixe de apreciar também os nossos outros produtos de Home Office e Coworking. Eles farão o seu Home Office ainda mais profissional.

https://www.partiusernomade.com.br/home-office-e-coworking

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.