Android, Apple Watch, iOS, Smartwatch, Wearables

Smartwatch: muito além de notificações do telefone [+ 10 aplicativos]

Conheça algumas funcionalidades e veja a lista de aplicativos que a Partiu fez para você

Por um lado, o fascínio que os relógios causam nas pessoas. Por outro, a tecnologia e a necessidade que foi criada em torno dela. O resultado disso: smartwatches cada vez mais precisos e cheios de novas funcionalidades.

Controle do corpo e mente em seu pulso

A internet das coisas cresceu vertiginosamente nos últimos anos. E os wearables (dispositivos tecnológicos que podem ser usados como acessório ou que podemos vestir) mostraram que ela está mais próxima de nós e do nosso dia-a-dia do que podíamos imaginar.

Os smartbands e os smartwatches são provas disso e do quanto estamos, cada vez, mais caminhando para usá-los não só como objeto de desejo, mas como objeto de necessidade.

E engana-se quem acha que eles são usados somente para notificações de mensagem, ligações, previsão do tempo e GPS. A medicina vem utilizando cada vez mais os wearables como monitor de frequência cardíaca, nível de oxigênio, monitor de sono, contador de passos, alerta de sedentarismo e os mais recentes são capazes de realizar, inclusive, eletrocardiograma. Além disso, nos modelos mais atuais é possível detectar acidentes e automaticamente ligar para o número de emergência, caso o usuário não responda.

Uma busca rápida na internet é possível encontrar uma série de casos onde a utilização do smartwatch foi imprescindível para salvar vidas. Há casos onde o monitor cardíaco observou uma alteração nos batimentos típicos de quem pode sofrer um AVC ou uma fibrilação atrial. Outros casos relatados de acidentes onde o relógio identifica uma queda brusca e a não resposta do usuário acionou o serviço de emergência.

Quanto mais tecnologia, mais offline?

Outro grande engano das pessoas, em geral, é de que o smartwatch fará com que sejamos ainda mais dependentes dos aparelhos. Justamente quando se percebe um movimento onde as pessoas estão querendo cada vez mais ficar offline. Mas, por estar com o relógio, a tendência é se manter afastado do celular sem “medo”. Afinal, qualquer notificação de emergência você receberá no relógio. Então, o hábito de estar o tempo inteiro com o celular nas mãos diminui e, consequentemente, o ato involuntário de a todo instante checar todos os aplicativos e “se perder no tempo” se torna menor.

Dito isso, a Partiu resolveu ir em busca de alguns aplicativos que são mais procurados para instalar em smartwatches.

App para os amantes de treinos:

Runtastic (disponível para IOS e Android)

É um aplicativo para os fãs da prática de exercício. No app, que é da Adidas, é possível ter acesso a quantidade de calorias gastas, a distância percorrida, número de passos em caminhada, tempo gasto na atividade, velocidade desempenhadas e frequência cardíaca.

Entre as atividades físicas, estão mais de 30 opções que o usuário pode ter acesso.

Nike Training Club (disponível para IOS e Android)

A proposta do aplicativo é ser um personal trainer e oferece vários exercícios, todos com guias em vídeo e dicas.

Além disso, ele monitora a frequência cardíaca, gasto de calorias e envia notificações ao relógio com mensagens de incentivo para o usuário cumprir as metas.

O usuário só precisa do telefone para montar as séries e assistir alguns vídeos, mas o aplicativo já atende no relógio na função essencial.

Strava (disponível para IOS e Android)

O Strava, assim como os outros dois, monitora as atividades físicas e calcula distância e o tempo gasto durante a prática.

Além disso, ele mapeia trajeto feito. O usuário pode registrar suas atividades e encontrar estradas e trilhas compartilhadas.

Para melhor qualidade de vida:

Sleep Cycle (disponível para IOS e Android)

O Sleep Cycle controla os dados por meio de análise sonora ou vibração, monitorando os movimentos na cama durante as várias fases do sono. Ele é um despertador que analisa os padrões de sono e acorda o usuário no sono leve.

Pillow (disponível para IOS)

O aplicativo é um assistente de sono que analisa os ciclos do sono automaticamente usando o Apple Watch. Ele também é um despertador. Com ele é possível gravar eventos de áudio importantes como: ronco e apneia do sono. Ele controla a qualidade do sono e compara com as métricas do Apple Health.

O app também dá dicas de sono personalizadas traçando o perfil de sono do usuário.

AutoSleep (disponível para IOS)

O AutoSleep monitora o sono do usuário por meio dos sensores do Apple Watch, sem necessidade de acionar nenhum outro aplicativo. Basta estar instalado no smartwatch. Ele calcula o tempo de sono, analisa a qualidade e envia automaticamente ao Iphone. Por meio do tempo de sono, a movimentação, tempo acordado e frequência cardíaca ele mensura a qualidade do sono e traça uma análise detalhada

Aplicativos úteis no dia-a-dia

Here we go (disponível para IOS e Android)

Trata-se de um aplicativo de mapas completo e que possui ferramentas para ajudar o usuário a se localizar, tais como: navegação ponto a ponto, locais interessantes na proximidade, horários de transporte público

Google Keep (disponível para IOS e Android)

Nós já falamos deste aplicativo em outra matéria feita aqui no blog (veja aqui). Trata-se de um aplicativo de anotação e organização. Para o uso no smartwatch é possível consultar todas as listas e notas.

Todo o conteúdo é sincronizado automaticamente entre todos os dispositivos através da conta do Google.

Aplicativos para entretenimento:

12 minutos (disponível para IOS e Android)

É um aplicativo que fornece uma seleção de resumos em áudio de livros. A finalidade do app é que o usuário aprenda algo novo todos os dias durante 12 minutos. O aplicativo possui um acervo gratuito de áudio livros. O acervo é constituído principalmente por livros de não-ficção, mas é possível encontrar obras clássicas.

Shazam (disponível para IOS e Android)

Assim como no smartphone, o Shazam pode ser usado no smartwatch para descobrir o nome das músicas de interesse.

Ele utiliza o microfone embutido para descobrir os dados da música e disponibiliza a letra com um simples deslize de tela do relógio.

Partiu mundo encantado

Já viu que nossa loja foi invadida pelos contos de fadas? Não? Então corre lá que a maçã encantada é um sucesso. Produtos exclusivos da Apple:

Clique na imagem para ir direto para a categoria Only Apple : )

Enquanto o Home Office ainda está em alta, aproveite nossos produtos exclusivos para tornar seu ambiente de trabalho funcional:

Clique na imagem para ir direto para a categoria Home Office : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.