A Partiu traz algumas das maiores, mais imponentes e importantes bibliotecas do mundo que farão você traçar novos planos de viagem no conforto do seu sofá
As grandes construções espalhadas pelo mundo são apreciadas e se tornam pontos turísticos em vários cantos do planeta. Mas para algo se tornar tão atrativo ele precisa de história, de motivação, mas principalmente de alma. E ao falarmos de grandes e incríveis bibliotecas não é muito difícil de entender o que as tornam tão especiais além da arquitetura, grandiosidade, engenhosidade e história: são os milhares de títulos e conhecimento que as fazem pulsar, que se tornam a alma e o espírito da construção.
A Partiu foi em busca de algumas para encantar e quem sabe se tornar um próximo destino… Partiu adentrar neste universo cheio de histórias, conhecimento e encantamento?
Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil
E entre as mais belas bibliotecas do mundo está a Biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura. A maior e mais valiosa biblioteca de obras portuguesas fora de Portugal, fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses refugiados políticos
Todo o acervo está informatizado e conta com cerca de 350 mil volumes. A biblioteca recebe um exemplar de obras publicadas em Portugal. Este privilégio é garantido pelo estatuto do “depósito legal”. Além disso, a biblioteca conta com obras e manuscritos raros.
Site oficial da biblioteca:
https://www.realgabinete.com.br/
Bibliothèque Nacionale de France (Biblioteca Nacional da França) – Paris, França
A biblioteca teve sua origem em 1461, na antiga Biblioteca Real fundada no Palácio do Louvre. Atualmente, considerada a Biblioteca Nacional da República Francesa, é herdeira das coleções reais estabelecidas desde o final da Idade Média e destina-se a ser repositório de tudo que é publicado na França.
O espaço mais procurado é a sala de leitura por sua arquitetura imponente assim como a sala de reservas com uma cobertura inteiramente de vidro com efeito luminoso incrível.
Com um acervo de 36 milhões de itens entre livros e publicações, a Biblioteca Nacional disponibiliza também aos internautas sua versão online: Gallica. Trata-se de uma biblioteca digital, com acesso gratuito a livros digitalizados, cartas, jornais, gravuras e manuscritos.
Site oficial da biblioteca:
British Library (Biblioteca Britânica) – Londres, Reino Unido
Considerada uma das maiores bibliotecas do mundo com mais de 170 milhões de itens de todas as idades da civilização escrita. É depósito legal de todas as publicações do Reino Unido e da Irlanda e é adicionado ao acervo cerca de 3 milhões de novos itens à coleção todos os anos. É uma importante biblioteca de pesquisa e possui vários volumes em diversos formatos, impressos e digitais, tais como livros manuscritos, periódicos, jornais, revistas, gravações de som e música, vídeos, roteiros de jogos, patentes, bases de dados, mapas, selos, gravuras, desenhos. Entre os cerca de 14 milhões de livros, há também manuscritos que datam de 2000 aC.
Anteriormente a biblioteca fazia parte do Museu Britânico, mas atualmente está localizada em um edifício construído especificamente para este fim inaugurado pela Rainha Elizabeth II em junho de 1998.
George Peabody Library (Biblioteca Georges Peabody) – Baltimore, Estados Unidos
Localizada na cidade de Baltimore, próximo a Washington, a biblioteca pertence à Universidade Johns Hopkins. O prédio foi inaugurado em 1878, mas a coleção teve início com o Instituto Peabody em 1857.
Com um acervo de 300 mil volumes, principalmente do século 19 (com enfoque em religião, arte britânica, arquitetura, topografia e história), história, biografia e literatura americanas, línguas e literatura românicas, história da ciência e geografia, exploração e viagens.
Confira o Tour Virtual
https://www.360cities.net/image/george-peabody-library
Site oficial da biblioteca:
Library of Admont Abbey (Biblioteca da Abadia de Admont) – Admont, Áustria
A biblioteca da Abadia de Admont é uma das maiores criações abrangentes do barroco europeu tardio. Sua construção foi concluída em 1776. O maior salão da biblioteca possui 3 câmaras. E os afrescos no teto foram pintados por Bartolomeo Altomonte e demonstram as fases da compreensão humana (começando pelo pensamento e fala, passando pelas ciências e artes e finalmente culminando na revelação divina na cúpula central). Nesta cúpula estão armazenadas várias edições da bíblia.
A biblioteca conta com um acervo de 70 mil volumes e a Abadia um total de quase 200 mil livros. Entre eles estão os mais de 1.400 manuscritos, alguns datados do século VIII dC e 530 livros impressos antes de 1500.
Site oficial da biblioteca:
https://www.stiftadmont.at/en/library
Library of Congress (Biblioteca do Congresso) – Washington DC, EUA
É a biblioteca nacional dos Estados Unidos e a instituição cultural mais antiga do país. Trata-se de uma biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos, e está localizada no próprio congresso.
Possui mais de 155 milhões de itens entre livros, manuscritos, jornais, revistas, mapas, vídeos, áudios. Além disso, inclui ainda materiais em 470 idiomas.
Library of Trinity College Dublin (Biblioteca do Trinity College) – Dublin – Irlanda
A biblioteca do Trinity College fica localizada em Dublin, na República da Irlanda. Com um acervo de mais de 6 milhões de volumes impressos com extensas coleções de periódicos, manuscritos, mapas e músicas, refletindo mais de 400 anos de desenvolvimento acadêmico. Desde 1801 tem o direito ao depósito legal de todo o material publicado no país e no Reino Unido
A história da Biblioteca remonta ao estabelecimento do Colégio em 1592 e é a maior biblioteca da Irlanda.
Slovanská knihovna (Biblioteca Nacional da República Tcheca) – Praga, República Tcheca
É uma biblioteca localizada na cidade de Praga, na capital da República Tcheca. Criada em 1777 possui o maior acervo do país, com mais de 6 milhões de livros, documentos e importantes manuscritos medievais.
Site oficial da biblioteca:
Stadtbibliothek Stuttgart (Biblioteca de Stuttgart) – Stuttgart, Alemanha
Trata-se de uma biblioteca pública na cidade alemã de Stuttgart. É um cubo monolítico que reúne todas as bibliotecas antigas em um único edifício. É o resultado de uma competição internacional vencida por Eun Young Yi, em 1999. Sua construção foi concluída em 2011. Ela recebe quase 2 milhões de visitantes todos os anos. A ideia da nova Biblioteca era reunir tradição e inovação.
Cerca de um milhão de livros e mídias estão disponíveis para empréstimo na biblioteca central da cidade na Mailänder Platz, em 17 bibliotecas distritais e em dois ônibus-biblioteca com 22 paradas. A biblioteca eletrônica também fornece mídia eletrônica, como bancos de dados, podcasts, eLearning e e-books.
http://www1.stuttgart.de/stadtbibliothek/
Stiftsbibliothek St. Gallen (Biblioteca da Abadia de Saint Gallen) – Saint Gallen, Suíça
É uma importante biblioteca medieval localizada em Saint Gallen (São Galo), na Suíça. Declarada, juntamente com a Abadia, Patrimônio da Humanidade, é um dos centros culturais mais importantes da Europa. A Biblioteca, faz parte do mosteiro que foi fundado em 612, e segue o estilo Rococó
O acervo possui cerca de 160 mil volumes, dentre os quais a maioria está à disposição do público. Além disso, a coleção inclui 1650 incunábulos (são livros impressos antes de 1500) e 2100 manuscritos que datam do século VIII ao século XV. Os livros publicados antes de 1900 devem ser lidos em sala especial.
https://www.stiftsbezirk.ch/en/stiftsbibliothek
Partiu leitura?
E por falar em livros, você sabia que o nosso Suporte Factor L 2.0 pode apoiar não somente o seu celular, mas, também, o seu Kindle ou tablet? Sim ele é compatível com dispositivos de 4 a 12.9 polegadas. Assim você pode fazer a sua pesquisa e manter as mãos livres para digitar ao mesmo tempo.
Enquanto não podemos sair explorando as bibliotecas in loco, se encante por este design do nosso Mouse Pad Partiu Mundo.