Lugares, Pandemia, Série Partiu Mundo, Viagens

10 Bibliotecas incríveis para visitar sem sair de casa

A Partiu traz algumas das maiores, mais imponentes e importantes bibliotecas do mundo que farão você traçar novos planos de viagem no conforto do seu sofá

As grandes construções espalhadas pelo mundo são apreciadas e se tornam pontos turísticos em vários cantos do planeta. Mas para algo se tornar tão atrativo ele precisa de história, de motivação, mas principalmente de alma. E ao falarmos de grandes e incríveis bibliotecas não é muito difícil de entender o que as tornam tão especiais além da arquitetura, grandiosidade, engenhosidade e história: são os milhares de títulos e conhecimento que as fazem pulsar, que se tornam a alma e o espírito da construção.

A Partiu foi em busca de algumas para encantar e quem sabe se tornar um próximo destino… Partiu adentrar neste universo cheio de histórias, conhecimento e encantamento?

Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

E entre as mais belas bibliotecas do mundo está a Biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura. A maior e mais valiosa biblioteca de obras portuguesas fora de Portugal, fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses refugiados políticos

Todo o acervo está informatizado e conta com cerca de 350 mil volumes. A biblioteca recebe um exemplar de obras publicadas em Portugal. Este privilégio é garantido pelo estatuto do “depósito legal”. Além disso, a biblioteca conta com obras e manuscritos raros.

Site oficial da biblioteca:

https://www.realgabinete.com.br/

Bibliothèque Nacionale de France (Biblioteca Nacional da França) – Paris, França

A biblioteca teve sua origem em 1461, na antiga Biblioteca Real fundada no Palácio do Louvre. Atualmente, considerada a Biblioteca Nacional da República Francesa, é herdeira das coleções reais estabelecidas desde o final da Idade Média e destina-se a ser repositório de tudo que é publicado na França.

O espaço mais procurado é a sala de leitura por sua arquitetura imponente assim como a sala de reservas com uma cobertura inteiramente de vidro com efeito luminoso incrível.

Com um acervo de 36 milhões de itens entre livros e publicações, a Biblioteca Nacional disponibiliza também aos internautas sua versão online: Gallica. Trata-se de uma biblioteca digital, com acesso gratuito a livros digitalizados, cartas, jornais, gravuras e manuscritos.

Site oficial da biblioteca:

https://www.bnf.fr

British Library (Biblioteca Britânica) – Londres, Reino Unido

Considerada uma das maiores bibliotecas do mundo com mais de 170 milhões de itens de todas as idades da civilização escrita. É depósito legal de todas as publicações do Reino Unido e da Irlanda e é adicionado ao acervo cerca de 3 milhões de novos itens à coleção todos os anos. É uma importante biblioteca de pesquisa e possui vários volumes em diversos formatos, impressos e digitais, tais como livros manuscritos, periódicos, jornais, revistas, gravações de som e música, vídeos, roteiros de jogos, patentes, bases de dados, mapas, selos, gravuras, desenhos. Entre os cerca de 14 milhões de livros, há também manuscritos que datam de 2000 aC.

Anteriormente a biblioteca fazia parte do Museu Britânico, mas atualmente está localizada em um edifício construído especificamente para este fim inaugurado pela Rainha Elizabeth II em junho de 1998.

https://www.bl.uk/

George Peabody Library (Biblioteca Georges Peabody) – Baltimore, Estados Unidos

Localizada na cidade de Baltimore, próximo a Washington, a biblioteca pertence à Universidade Johns Hopkins. O prédio foi inaugurado em 1878, mas a coleção teve início com o Instituto Peabody em 1857.

Com um acervo de 300 mil volumes, principalmente do século 19 (com enfoque em religião, arte britânica, arquitetura, topografia e história), história, biografia e literatura americanas, línguas e literatura românicas, história da ciência e geografia, exploração e viagens.

Confira o Tour Virtual

https://www.360cities.net/image/george-peabody-library

Site oficial da biblioteca:

https://www.library.jhu.edu/library-hours/george-peabody-library/

Library of Admont Abbey (Biblioteca da Abadia de Admont) – Admont, Áustria

A biblioteca da Abadia de Admont é uma das maiores criações abrangentes do barroco europeu tardio. Sua construção foi concluída em 1776. O maior salão da biblioteca possui 3 câmaras.  E os afrescos no teto foram pintados por Bartolomeo Altomonte e demonstram as fases da compreensão humana (começando pelo pensamento e fala, passando pelas ciências e artes e finalmente culminando na revelação divina na cúpula central). Nesta cúpula estão armazenadas várias edições da bíblia.

A biblioteca conta com um acervo de 70 mil volumes e a Abadia um total de quase 200 mil livros. Entre eles estão os mais de 1.400 manuscritos, alguns datados do século VIII dC e 530 livros impressos antes de 1500.

Site oficial da biblioteca:

https://www.stiftadmont.at/en/library

Library of Congress (Biblioteca do Congresso) – Washington DC, EUA

É a biblioteca nacional dos Estados Unidos e a instituição cultural mais antiga do país. Trata-se de uma biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos, e está localizada no próprio congresso.

Possui mais de 155 milhões de itens entre livros, manuscritos, jornais, revistas,  mapas, vídeos, áudios. Além disso, inclui ainda materiais em 470 idiomas.

https://www.loc.gov/

Library of Trinity College Dublin (Biblioteca do Trinity College) – Dublin – Irlanda

A biblioteca do Trinity College fica localizada em Dublin, na República da Irlanda. Com um acervo de mais de 6 milhões de volumes impressos com extensas coleções de periódicos, manuscritos, mapas e músicas, refletindo mais de 400 anos de desenvolvimento acadêmico. Desde 1801 tem o direito ao depósito legal de todo o material publicado no país e no Reino Unido

A história da Biblioteca remonta ao estabelecimento do Colégio em 1592 e é a maior biblioteca da Irlanda.

https://www.tcd.ie/library/

Slovanská knihovna (Biblioteca Nacional da República Tcheca) – Praga, República Tcheca

É uma biblioteca localizada na cidade de Praga, na capital da República Tcheca. Criada em 1777 possui o maior acervo do país, com mais de 6 milhões de livros, documentos e importantes manuscritos medievais.

Site oficial da biblioteca:

https://www.en.nkp.cz/

Stadtbibliothek Stuttgart (Biblioteca de Stuttgart) – Stuttgart, Alemanha

Trata-se de uma biblioteca pública na cidade alemã de Stuttgart. É um cubo monolítico que reúne todas as bibliotecas antigas em um único edifício. É o resultado de uma competição internacional vencida por Eun Young Yi, em 1999. Sua construção foi concluída em 2011. Ela recebe quase 2 milhões de visitantes todos os anos. A ideia da nova Biblioteca era reunir tradição e inovação.

Cerca de um milhão de livros e mídias estão disponíveis para empréstimo na biblioteca central da cidade na Mailänder Platz, em 17 bibliotecas distritais e em dois ônibus-biblioteca com 22 paradas. A biblioteca eletrônica também fornece mídia eletrônica, como bancos de dados, podcasts, eLearning e e-books.

http://www1.stuttgart.de/stadtbibliothek/

Stiftsbibliothek St. Gallen (Biblioteca da Abadia de Saint Gallen) – Saint Gallen, Suíça

É uma importante biblioteca medieval localizada em Saint Gallen (São Galo), na Suíça. Declarada, juntamente com a Abadia, Patrimônio da Humanidade, é um dos centros culturais mais importantes da Europa. A Biblioteca, faz parte do mosteiro que foi fundado em 612, e segue o estilo Rococó

O acervo possui cerca de 160 mil volumes, dentre os quais a maioria está à disposição do público. Além disso, a coleção inclui 1650 incunábulos (são livros impressos antes de 1500) e 2100 manuscritos que datam do século VIII ao século XV. Os livros publicados antes de 1900 devem ser lidos em sala especial.

https://www.stiftsbezirk.ch/en/stiftsbibliothek

Partiu leitura?

E por falar em livros, você sabia que o nosso Suporte Factor L 2.0 pode apoiar não somente o seu celular, mas, também, o seu Kindle ou tablet? Sim ele é compatível com dispositivos de 4 a 12.9 polegadas. Assim você pode fazer a sua pesquisa e manter as mãos livres para digitar ao mesmo tempo.

https://www.partiusernomade.com.br/product/suporte-factor-l-2-0/

Enquanto não podemos sair explorando as bibliotecas in loco, se encante por este design do nosso Mouse Pad Partiu Mundo.

https://www.partiusernomade.com.br/product/mouse-pad-partiu-mundo-impermeavel/

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.