Vinhos, Vinícola, Viticultura

5 melhores vinícolas do mundo

Conheça as 5 melhores vinícolas do mundo segundo a World’s Best Vineyards e planeje a sua próxima degustação. Partiu?

O Enoturismo é uma atividade que vem ganhando adeptos a cada ano. Trata-se de uma atividade turística baseada em conhecer locais onde é possível apreciar vinhos e entender as tradições e cultura do local que produz a bebida.

E engana-se quem acredita que somente os apreciadores de vinho é que podem se aventurar por esta modalidade. Os passeios, normalmente, são ricos em cultura e muita história. Também não trata-se de um passeio somente rural. O Enoturismo pode conter passeios urbanos.

E enquanto a gente não consegue se aventurar pelas vinícolas, a Partiu traz para você os 5 melhores destinos de Enoturismo do mundo, segundo a World’s Best Vineyards. São lugares onde é possível aprender sobre vinicultura e o cultivo de uvas. Muitos apresentam uma vista incrível, restaurantes, alguns com estrelas Michelin, e até complexo hoteleiro.

A lista completa com os 50 melhores compreendeu os 5 continentes e 18 países.

Partiu?

1 – Zuccardi Valle de Uco – Argentina

As fazendas localizadas no Vale do Uco, em Mendoza, ficam em uma região de alta altitude com vistas para as cordilheiras. Sua localização proporciona ao vinho, no estilo Malbec, notas exclusivas de terroir de calcário de alta altitude.

O proprietário, Sebastián Zuccardi, cresceu em uma família visionária. Seu avô, Alberto Zuccardi plantou os primeiros hectares de videira em Mendoza, em 1963. Desde então, a Família Zuccardi não parou de se desenvolver e se posicionar como importante referência na vinicultura argentina.

A visita à vinícola compreende passeios pelos espaços da adega, além de percorrer os vinhedos e descobrir características e particularidades dos diferentes solos que dão a identidade aos vinhos produzidos.

Os visitantes podem também fazer uma refeição no restaurante Piedra Infinita e desfrutar um menu de 4 pratos confeccionados com produtos regionais harmonizados com os vinhos Zuccardi. O restaurante fica localizado em Paraje Altamira, Vale do Uco, em frente a majestosa Cordilheira dos Andes.

https://zuccardiwines.com/

2 – Bodega Garzón – Uruguai

Com uma localidade exclusiva na região de Maldonado, ao norte de Punta del Este, com forte influência do oceano Atlântico sobre os vinhedos, o clima temperado e as práticas orgânicas faz com que as uvas ali plantadas possuam um caráter extremamente único.  Além disso, a adega foi construída e pensada de forma sustentável, e faz com que a Bodega Garzón seja uma referência em viticultura. O projeto de US$ 85 milhões compreende um complexo hoteleiro de luxo e um restaurante supervisionado pelo chef Francis Mallmann.

Alejandro Bulgheroni e sua esposa Bettina, proprietários da Bodega, tinham a intenção de transformar a adega mais emblemática do Uruguai. Com o assessoramento do enólogo Alberto Antonini, que segue a linha de tornar a produção do vinho a expressão de sua origem.

Com vários programas de turismo, a adega oferece desde tours e pacotes turísticos que incluem desde caminhadas e piquenique até aulas de cozinha.

https://bodegagarzon.com

3 – Domäne Wachau – Áustria

Sob a direção de Roman Horvath MW e o enólogo Heinz Frischengruber, a vinícola é o resultado de uma soma de esforços das várias famílias viticultores da região. As uvas são minuciosamente plantadas respeitando a sustentabilidade e a biodiversidade.

Wachau é um vale e sua paisagem única é formada por terraços de pedra, e montanhas com castelos. Tão encantador que foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO.

A cultura do cultivo do vinho já é secular, favorecida pelo solo rochoso, os terraços formados pelo Danúbio e o clima.

É possível visitar a vinícola e o tour leva cerca de 1h30. Entre os passeios estão a visita a adega barroca e as adegas subterrâneas. Ao final do tour os visitantes fazem a degustação dos vinhos. Para os mais animados, ainda é possível caminhar entre os vinhedos à beira do penhasco. Entre os passeios, a visita ao Kellerschlössel-Heuriger é surpreendente.

https://www.domaene-wachau.at/weine-mit-charakter/

4 – Adega de Montes – Chile

Um local construído respeitando os princípios do feng shui e consequentemente com uma atmosfera de boas vibrações. Montes é um projeto idealizado por 4 amigos, Alfredo Vidaurre, Douglas Murray, Pedro Grand e Aurelio Montes, na região do Vale de Colchagua. Os vinhos do enólogo Aurelio Montes amadurecem ao som do canto gregoriano. Além disso, a vista é de tirar o fôlego do Vale Apalta com 400 hectares de floresta nativa.

São 3 passeios possíveis para visitantes. Dentre o mais procurado está o que inclui o almoço ou jantar no restaurante Fuegos de Apalta, que fica situado no meio das vinhas. É o restaurante do chef argentino Francis Mallmann. Ainda é possível uma visita ao Mirador del Ángel.

http://www.monteswines.com

5 – Adega Robert Mondavi – EUA

O local escolhido minuciosamente pelo seu idealizador Robert Mondavi, no Vale de Napa, a vinícola tinha a pretensão de criar vinhos californianos que combinassem com os melhores da França. Após mais de 50 anos de refinamento, a vinícola está estabelecida entre as melhores vinícolas em qualidade do mundo.

A ideia era estar em um local que pudesse desfrutar de uma boa vida e de bons vinhos, boa comida e arte. E os visitantes podem vivenciar esta filosofia. Além disso, podem participar de vários festivais de música.

Os tours podem incluir caminhada guiada pelos vinhedos e adegas seguida por degustação. Além disso é possível apreciar o Jantar de Quatro Décadas, onde é aberta a biblioteca de safras mais antigas da vinícola com quatro pratos de vinho.

A enóloga responsável é Geneviève Janssens, atraída pela visão do Sr. Mondavi, deixou a França e ingressou na vinícola em 1978.

https://www.robertmondaviwinery.com/

Quer conhecer as outras vinícolas premiadas?

Confira a premiação completa com as 50 melhores vinícolas do mundo segundo a World’s Best Vineyards:

https://www.worldsbestvineyards.com/top-50/

Partiu planejar?

Por enquanto não podemos viajar. Mas nada nos impede de planejar. Curtiu conhecer as vinícolas com a gente? Planeje sua próxima viagem e não se esqueça de deixar seus documentos e cartões organizados e protegidos com a nossa Travel Wallet.

Partiu sonhar?

E enquanto planejamos e trabalhamos, deixe seu Home Office com gostinho de viagem. Conheça nosso Mouse Pad Partiu Mundo e transforme sua mesa de trabalho em inspiração para o próximo destino. Partiu?

Uma ideia sobre “5 melhores vinícolas do mundo

  1. José A. Alberto Maldonado disse:

    Prefiro vinhos da vinícola Montes, que amadurecem ao som da orquesta de Ray Anthony e não, canto gregoriano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.