Cadeira de trabalho, Home Office, Postura para trabalhar melhor

3 Dicas essenciais para escolher a cadeira ideal e ajustar seu seu Home Office [+ Guia de ergonomia]

Com alguns ajustes básicos é possível ter uma estação de trabalho que não sobrecarrega suas costas. Confira!

Apesar de estarmos em meio a uma pandemia, e claro, ela ter sido responsável por uma boa parte dos afastamentos do trabalho com pagamento de auxílio doença pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em 2020, as doenças ortopédicas são uma grande parcela dos afastamentos temporários das atividades profissionais.

Das 50 doenças com maior número de concessão de auxílio doença em 2020 divulgadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, 27 são doenças ortopédicas.

E em primeiro lugar estão os transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (hérnia de disco, artrose da coluna e outros), com 49.321 concessões de auxílio-doença.

Este resultado é reflexo de vários fatores, entre eles uma falta de preocupação das empresas com a postura e o mobiliário adequado do empregado, a falta de fiscalização do governo e claro o estilo de vida do trabalhador.

A Pandemia e o aumento do trabalho remoto

O agravamento disso, é a situação que o mundo está passando, em que  boa parte das empresas autorizaram o trabalho remoto. E como ninguém estava preparado, as casas foram adaptadas como era possível para ser cenário de reuniões, muitas jornadas de trabalho e muitas incertezas no futuro.

Além disso, uma seguidora muito presente e sempre participativa nos enviou uma mensagem sobre os setups que apresentamos em nossas redes sociais todas as terças-feiras. Ela disse que sempre escolhe pela cadeira e não pela decoração em si. Uma preocupação totalmente relevante e importante para quem sofre com problemas na lombar e na coluna vertebral, como ela.

Diante disso, a Partiu conversou com a fisioterapeuta e Professora Doutora da Universidade Federal de São Paulo, Fernanda Cockell, que também é coordenadora do projeto “De Braços Dados” e responsável por cuidar da saúde de trabalhadores informais e servidores municipais, para que ela nos passasse pontos importantes a serem analisados num ambiente de trabalho e sobretudo ao escolher a cadeira ideal. 

Fatores que influenciam

Ela nos explicou que, ao longo do dia de trabalho, o corpo é exposto a vários fatores que influenciam diretamente na postura. Entre eles, a Dra. Fernanda cita as cargas mecânicas, como espaços físicos e o mobiliário utilizado, as cargas fisiológicas, como o esforço repetitivo e as posições incômodas, e as cargas físicas, como os ruídos, a umidade, a temperatura, a radiação. Todos estes aspectos devem ser avaliados e adaptados conforme cada caso.

1 – Pontos básicos para escolher uma cadeira

Entre os pontos básicos ao adquirir ou adaptar uma cadeira de trabalho estão: ter encosto para apoio lombar, ter um estofamento de densidade adequada, ser ajustável à estatura do trabalhador e com rodízios são essenciais para proteger a coluna.

“Não se preocupe com estética do mobiliário e sim como ele pode te proteger ao longo da jornada, por isso, compre mobiliários certificados pela ABNT e que estão adequados a Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR-17)”.

2 – Ajuste padrão

Quando perguntamos sobre um ajuste padrão, Dra. Fernanda observa que é importante observar se a cadeira não está bamba. Além disso, ela diz que é importante conseguir apoiar as costas no encosto e não estar instável.

Outra observação importante é sobre o braço da cadeira. Dra. Fernanda diz que o braço da cadeira também não pode impedir que o trabalhador se aproxime da mesa. Caso contrário ele poderá projetar o corpo para frente, o que é prejudicial.

Ela comenta também que os pés devem tocar perfeitamente o chão e deve-se observar se não há compressão na parte posterior das coxas.

Sobre se existe algum modelo específico de cadeira que seja mais adequado Dra. Fernanda diz: “A verdade é que não existe por si só uma cadeira ou mesa ergonômica, mas características mínimas destes itens.

3 – Layout da mesa

Dra. Fernanda apontou a importância do layout da mesa também. Segundo ela, as dimensões devem estar adequadas ao processo de trabalho. “evite ter que ficar rotacionando o corpo ou tendo que alcançar objetos o tempo todo”. Além disso, ela explica que é necessário ter espaço para movimentar os membros inferiores. Caso fique com as pernas apertadas é preciso rever o local.

Ela observa também que o trabalhador com estatura acima da média, deve ter uma mesa com ajuste de altura. E as crianças também! “Devemos pensar a altura adequada para cada fase de desenvolvimento”, completa.

Guia de Ergonomia

Conheça o Guia de Ergonomia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lá é possível ver ilustrações de como deve ser ajustada a sua cadeira de trabalho.

https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/guia_ergonomia.pdf

Postura perfeita: nós temos uma solução

Cadeira e mesas resolvidos, hora de adequar a altura do notebook. Fique tranquilo! A Partiu tem a solução. Conheça o nosso Factor X 2.0. Ele tem 15 níveis de ajustes. Perfeito para todas as alturas e todas as idades.

https://www.partiusernomade.com.br/product/suporte-notebook-aluminio-factor-x-2-0/

Acessórios incríveis

Aproveite a visita no nosso site e confira nossos produtos para Home Office e Coworking. Temos certeza que você conseguirá fazer melhorias significativas no seu trabalho remoto.

https://www.partiusernomade.com.br/home-office-e-coworking/

Partiu interação?

Faça como nossa seguidora e interaja com a gente nas nossas redes sociais. Comente nossos posts e responda nossas enquetes. Assim vamos construindo um Feed que não é só nosso, e sim do nosso movimento! E mais, pesquisamos os assuntos que vocês se interessam e trazemos as informações completas para o nosso site! Partiu?

@partiusernomade

Posts Relacionados

Uma ideia sobre “3 Dicas essenciais para escolher a cadeira ideal e ajustar seu seu Home Office [+ Guia de ergonomia]

  1. Bárbara disse:

    Sensacional a matéria! Depois as dores aparecem e a gente não sabe o porquê?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.