Conhecimento, Livraria, Livros, Ponto turístico, Turismo

10 livrarias mais lindas do mundo

A Partiu foi em busca de lugares para planejarmos os próximos destinos.

Mesmo com o crescimento das vendas online e dos e-books, a visita à livraria vai muito além da compra de um livro. A verdade é que sair de casa e entrar numa livraria, manusear os livros, ver os títulos mais vendidos, apreciar aquela bela prateleira recheada de opções, tem o seu encanto especial. Alguns dizem até que o cheiro das páginas possuem um poder de induzir a compra.

A Partiu, é suspeita para dizer: adoramos todo o universo que envolve os livros. E como diz o grande cartunista e escritor Ziraldo “Livro: gênero de primeira necessidade”, fomos atrás dessas minas de ouro que ainda são preservadas. Fizemos uma seleção das que consideramos mais encantadoras ou que possuem uma história interessante. Partiu?

1 – Barter Books, Alnwick, Reino Unido

Daqueles lugares que são encantados pela sua própria história, a forma como nasceu e prosperou. Quem vai na Barter Books conhece a história de Mary Manley e seu esposo Stuart. Em abril de 1991, Mary decidiu abrir uma livraria de livros usados. Seu marido então sugeriu que ela abrisse a loja na sala da frente do que era então sua pequena fábrica, localizada na incrível estação ferroviária Victorian Railway Station em Alnwick. Foi então que o negócio cresceu e hoje é considerada a Biblioteca Britânica de livros de segunda mão (The British Library of secondhand bookshops).

Os donos restauraram toda a área e mantiveram o charme da construção voltando a funcionar suas lareiras, o antigo dossel externo foi exposto novamente, as clarabóias e os quartos rebocados e pintados.

Um modelo de ferrovia atua como um elo entre as colunas de livros da sala central e ainda um quarto exclusivo para as crianças com brinquedos.

https://www.barterbooks.co.uk/

2 – Barts Books, Ojai, Califórnia

Que a Califórnia tem seus encantos, todos nós sabemos. Ela, realmente, se mostra diferente do restante do país. E isto se reflete até nas livrarias.

A Bart’s Books é a maior livraria ao ar livre do mundo, com uma filosofia que “existe um livro para todos e que a leitura é um catalisador para uma conexão entre pessoas apaixonadas”

 São mais de 130.000 livros novos e usados, Bart’s Book iniciou com algumas estantes de livros fora da casa de Richard Bartinsdale. Um leitor ávido apaixonado por carrinhos de livros parisienses nas margens do Sena.

Sua coleção de livros se tornou tão grande que ele construiu uma série de estantes de livros ao longo da calçada para que as pessoas pudessem ler. Deixava uma lata de café em cima das estantes e as pessoas deixavam o pagamento.

https://bartsbooksojai.com/

3 – Boekhandel Dominicanen, Maastricht, Holanda

Cheia de histórias esta livraria tem caminhos sinuosos. Uma igreja dominicana construída no século XIII. Em 1796 terminou a função de igreja e tornou-se aproveitamento de cavalarias, bicicletário, espaço para exposição e salão de festas. Em 2006, a velha igreja ganhou uma nova função: abrigar uma das mais lindas livrarias do mundo.

www.boekhandeldominicanen.nl

4 – Cafebreria el Péndulo, Polanco, México

É como algo convidativo, um bom livro sempre pede uma bela xícara de café ou chá. E foi assim que a Cafebrería el Péndulo surgiu: uma combinação de cafeteria e livraria, em 1993. Desde então, foi espaço de outros eventos culturais e artísticos. Ao todo hoje a El Péndulo tem sete filiais na Cidade do México todas com a mesma característica.

https://pendulo.com/

5 – Carturesti Carusel, Bucareste, Roménia

Um elegante edifício do século XIX e alguns livros. Está feita a mágica. São seis níveis e mais de 1000 m2. Realmente um passeio inesquecível no centro antigo da cidade. Além disso, o espaço abriga um bistrô e galeria de arte contemporânea.

http://carturesticarusel.ro/

6 – Cook & Book, Bruxelas

Um espaço de 1500 m2, dividido em 9 espaços temáticos: histórias em quadrinhos, literatura, juventude, belas-artes, ciências sociais, gastronomia, inglês, turismo e viagem, música. Cada espaço com seu encanto e decoração única.

O local é ponto de encontro de intelectuais em busca de obras raras, mas também de pessoas interessadas em novos lançamentos.

É possível fazer um tour virtual pelo site.

https://cookandbook.com/

7 – Daunt Books, Londres, Reino Unido

Que Londres já é charmosa por si só, não temos dúvida, certo? A atmosfera também é contagiante. Como se não bastasse a pulsante vida cultural e imersão na história, Londres também é o paraíso quando se trata de amantes de livros e livrarias. Desde as pequenas até as maiores, apreciar um bom livro com uma xícara de chá, é passeio obrigatório para quem quer imergir na cultura dos locais.

Para fechar com chave de ouro, a Livraria Daunt Books é especializada em livros de viagens, apesar de ser possível encontrar outras áreas de conhecimento e gêneros.

Mesmo com algumas franquias, a mais charmosa é a que fica em Marylebone. Um prédio charmoso engana quando se vê de fora achando ser pequeno. Mas são 3 andares de muita leitura e ainda uma janela de vitral que é o “cartão postal” de todos que vão visitar.

https://dauntbooks.co.uk/

8 – El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires

Considerada uma das mais bonitas livrarias do mundo pelo jornal britânico The Guardian, o edifício foi aberto como o Teatro Gran Splendid em 1919, com uma capacidade de cerca de 1.050 espectadores. O Teatro foi palco de apresentações históricas, como espetáculos de tango por Carlos Gardel. No final da década de 20 o teatro foi convertido em cinema, e, em fevereiro de 2000, transformado em livraria da rede El Ateneo. O edifício foi renovado e convertido em loja de livros e música e no lugar do cinema as prateleiras de livros foram instaladas.

São 2.000 m2 de área e cerca de 1 milhão de visitantes anualmente, com boa parte da arquitetura mantida, inclusive os camarotes que estão intactos, onde os visitantes podem pegar uma cadeira de praia, que é fornecida ao público, e, simplesmente, sentar e degustar o livro antes de comprar.

https://www.yenny-elateneo.com/local/grand-splendid/

9 – Lello, Porto

A história da Livraria Lello teve seu início em 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, na cidade do Porto, um estabelecimento comercial dedicado à edição de livros. Mas foi em 1906 que o edifício da Livraria Lello foi inaugurado.

Em 2016 e 2017 o prédio foi renovado e restaurado e continua sendo uma porta de acesso à história e considerado uma das mais belas livrarias do mundo, também pelo jornal britânico The Guardian. Não é à toa que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano.

https://www.livrarialello.pt/pt-pt/

10 – The Last Bookstore, Los Angeles, EUA

Com um espaço atual de 22.000 pés quadrados, é a maior loja de livros e discos da Califórnia. São mais de 250.000 livros em dois andares. A loja que parece um grande labirinto, com um designer moderno e divertido, brinca com o gosto pelos livros dos seus visitantes. Um convite para adentrar neste mundo encantado.

https://www.lastbookstorela.com/

Partiu ler…

E se você também é fascinado pelo mundo dos livros como nós, não deixe de conhecer nossos itens de Home Office e Coworking. Temos vários suportes de notebooks e celular que podem também servir de apoio para seus livros e e-books.

https://www.partiusernomade.com.br/home-office-e-coworking/

Enquanto não podemos viajar, planejamos

Sim, nós sabemos que não podemos pegar estrada ainda. Mas sonhar e planejar é uma forma de mantermos nossa sanidade mental em dia, não é mesmo? E se estamos falando em planejamento e viagem, confira nossos produtos da Coleção Partiu Mundo.

https://www.partiusernomade.com.br/colecao-partiu-mundo/

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.