DIY, Estilo de vida, Hobby

15 ideias de hobbies para você acabar de vez com seu estresse

Está cansado de buscar alternativas para aliviar a tensão? Perde muito tempo no celular e redes sociais? A Partiu buscou 15 ideias para você encontrar ou reencontrar um atividade prazerosa.

Quantas vezes você já se pegou pensando o quanto o tempo está passando rápido? Que o ano já está na metade e você não colocou em prática nada ou quase nada do que se propôs? Quantas vezes você deitou estressado pois recebeu tantas informações que te deixaram tão perdido e te tiraram o foco do que você deveria fazer?

Nunca se teve um volume de informação tão grande para consumir. Não fomos ensinados a filtrar de maneira prática. E isto só faz com que percamos o foco das tarefas do dia-a-dia e metas traçadas.

A consequência disso é uma sociedade cada vez mais estressada e adoecida. Doenças silenciosas, psicossomáticas e muitas vezes paralisantes.

Artigos com ideias e sugestões de mudanças de hábitos orbitam em todos os meios de comunicação e redes sociais. Nunca se vendeu tantos livros de autoajuda. E tudo isto é reflexo do que as pessoas realmente estão precisando: caminhos, ideias, métodos que auxiliem a se reerguer, filtrar informação, criar hábitos saudáveis, retomar as rédeas da própria vida.

Reencontrando o paz em algo totalmente fora do seu cotidiano

Muitos falam de técnicas de meditação para encontrar este equilíbrio. E sim, é uma excelente ideia e um prática muito saudável e válida. Mas, o que foi esquecido com o tempo e que poderia ser o gatilho para retomar as rédeas, é a adoção de um ou mais hobbies.

E se estamos falando de hobby estamos falando também do espírito da Partiu e do nosso movimento: a busca incansável de momentos felizes e de uma vida mais leve.

Partiu conferir com a gente?

1. Fotografia

Quem ama uma foto, uma nostalgia, pode encontrar alegria em aprender a capturar imagens. O interessante é que é possível, inclusive, especializar em um tipo de fotografia: paisagem, arquitetura, comida, animais, ensaios de pessoas, festas, casamentos… As possibilidades são infinitas!

Também é possível se especializar em restauração de fotos, montagens de álbuns e revelação. Pode-se também organizar as fotos pessoais, revelar e organizá-las.

2. Música

Aprender um instrumento musical pode ser muito motivador e desafiador. Se já sabe um, pode aprender outro ou mesmo voltar a tocar o que já se sabe. Com a internet é possível, inclusive, aprender com vídeos gratuitos. E se você gosta de música mas não curte tocar, já pensou em criar instrumentos musicais? Sim: existe esta possibilidade!

3. Pescaria

Este é um hobby que pode ser muito prazeroso e existem vários livros a respeito de técnicas e equipamentos. E a simples ida a loja de materiais para pescaria poderá ser uma grande diversão.

4. Cartas e jogos

Quem falou que adulto não brinca? Brinca sim! E é excelente para aliviar a tensão. Há quem diga inclusive que é um exercício para a “massa cinzenta”. Resgate jogos que costumava brincar como War, Banco Imobiliário, Detetive, Cara a Cara, Xadrez, Damas e Jogos de Tabuleiro em geral, Jogos de Memória, Palavras Cruzadas, Passatempo, jogos de baralho, entre outros. Se não tiver companhia, encare o imbatível jogo de paciência!

5. Criar bichos

Crie bichos: gato, cachorro, hamster, e até outros bichos do campo, se tiver espaço. Além deles serem uma excelente companhia, eles irão forçá-lo a sair da frente da tela, ou do sofá, para os cuidados do dia-a-dia: como passeio, troca de água, etc. E se tomar gosto, pode ler sobre adestramento e cuidados específicos…

6. Produção e edição de vídeos

Assim como a fotografia, a produção e edição de vídeos pode ser um momento extremamente descontraído e prazeroso. Pode-se editar aquele vídeo de viagem, organizar os vídeos do celular, reviver momentos e eternizá-los.

Além disso, pode-se pegar um tema específico do interesse e que tenha domínio e produzir vídeos relacionados. Pode ser uma aula, pode ser um passo-a-passo, em formato de noticiário, entrevistas, perguntas e respostas…

7. Jardinagem

Nunca foi tão prazeroso estar perto da natureza quanto nos últimos tempos. Ao menos uma pessoa da sua convivência comentou a vontade de morar no campo, afastado da cidade grande, quanto toda esta confusão de pandemia começou. Não é verdade? Teve quem nem esperou, e mudou.

Alguns precisaram estar trancados em um apartamento para entender a energia que a natureza e as plantas podem nos transmitir.

Mas se não tiver como fazer este movimento, pode-se trazer para perto de alguma forma e ainda transformar em hobby.

A jardinagem pode ser um momento extremamente prazeroso e relaxante. E ainda que não tenha espaço, cuide de alguns vasos de planta. Faça uma pequena horta vertical de temperos na varanda. Invista em suculentas.

A literatura também é bem vasta e existe muito material gratuito na internet também.

8. Colecionar

Fazer coleções pode ser um hobby incrível e com possibilidades infinitas. Encontrar algo que traga boas lembranças, que atraia aos olhos e aqueça o coração. Pode ser coleção de discos de vinil, selos, chaveiros, imãs, latinhas de cervejas, dinheiros antigos, carrinhos, miniaturas, gibis antigos, etc.

Com toda a certeza, algum objeto traz boas recordações e atrai aos olhos. Comentar com a família, amigos e colegas de trabalho pode ser uma excelente maneira de troca e aquisição. Além, é claro, de fugir do assunto do noticiário da TV que é o mesmo todos os dias.

9. Escrever

Escrever sempre foi uma excelente estratégia para colocar no papel aquilo que está guardado na cabeça e no coração.

A prática pode ser simples como um diário mas também pode ser específica como um livro ou um blog sobre um assunto importante ou especializado do interesse da pessoa.

O hábito de escrever acaba levando a outro hábito muito relevante que é a leitura. Para escrever é preciso pesquisar, ler, aprender novos assuntos. E, sem dúvida, um tempo produtivo e enriquecedor.

10. Aprender um novo idioma

Sempre quis falar um idioma? Está esperando o que? Nunca tivemos tanta informação na internet, aulas online, materiais didáticos, textos, aplicativos, entre outros, ao alcance de um clique.

Aprender um idioma levará a conhecer outra cultura, pesquisar e até planejar uma viagem dos sonhos, quando tudo isto acabar.

11. Restaurar móveis

Gosta de ver um antes e depois? Uma transformação? Restaure aquela mesa velha, aquela cômoda antiga. Busque técnicas, passo-a-passo, materiais… Comente com amigos, troque ideias com pessoas que também gostam de se arriscarem nestas atividades.

O que é DIY?

12. Programação

Que o computador e a internet se tornaram algo inevitável, é indiscutível. Mas hoje em dia, aprender a programar pode, inclusive, rechear o seu currículo no futuro.

Além de aprender uma coisa nova, este hobby traz infinitas possibilidades. E por mais que pareça algo distante da realidade, os primeiros passos hoje são ensinados para crianças em algumas escolas.

13. Descobrir um dom na cozinha

Dos hobbies clássicos que encontramos por aí, está o de aprender a cozinhar. Durante a pandemia, muitas pessoas se viram obrigadas ou motivadas a se arriscarem na cozinha.

O hábito entretanto pode virar, sim, um excelente hobby. E pode ser específico para algum tipo de comida, como por exemplo produção de pães, bolos, pratos típicos, sobremesas e doces, molhos, comidas low carb, etc. Ou seja, uma infinidade de opções.

14. Encontrar um exercício físico prazeroso

E se estamos falando em hobbies clássicos, não podemos deixar de falar, claro, dos exercícios físicos. Pode parecer besteira chamar exercício físico de hobby no momento em que todos dizem que é obrigatório a inserção deste hábito na rotina.

Mas o que nunca é falado, é que é possível encontrar algum exercício específico que pode ser feito como hobby. Exemplo? Mountain Bike, fazer trilhas, andar de patins, de bicicleta ou de skate, surf, yoga… E ainda tem aqueles que podem ser feitos em excelente companhia como: resgatar aquela peteca velha de infância, badminton, frisbee, etc.

O exercício físico como hobby não precisa de, necessariamente, ter hora marcada, frequência, obrigação, metas… Este a gente deixa para aquele exercício que já é habitual. O exercício como hobby pode ser aquele de fim de semana, do grupo de amigos, enquanto bate-papo e se distrai.

15. Artesanato

E por fim, o clássico dos clássicos: o artesanato. E, é então, que surgem as indagações: mas não tenho habilidade, não tenho dom, não tenho paciência. E o que nós questionamos é: já tentou?

O artesanato pode ser tanta coisa: desde o clássico desenho livre e pintura até corte e costura, bordado, crochê, desenho técnico, pintura a óleo, aquarela, lettering, scrapbook, decoupage, papelaria artesanal, dobradura/Origami, Patchwork, artesanato em madeira, artesanato com lixo reciclável, artesanato em cerâmica… Enfim, apenas arrisque!

E se estamos falando de uma vida leve…

… estamos falando da Partiu. Somos incansáveis em busca da felicidade, de um estilo de vida que se adequa a você, e não a padrões da sociedade.

Buscamos todos os dias produtos e conteúdos que possam agregar a vida de vocês. Venha conhecer a Partiu e o nosso movimento.

https://www.partiusernomade.com.br/sobre-nos/

E se o hobby precisar de uma “mãozinha”…

A Partiu tem vários suportes para celular, tablete e laptop. Conheça nossa linha de produtos para Home e Travel Office e encontre o que precisa.

Assim você poderá manter as mãos livres enquanto produz algo para o seu hobby.

https://www.partiusernomade.com.br/travel-office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.