Festa Junina

5 curiosidades sobre as Festas Juninas

A Partiu já está em clima de São João e pesquisou mais sobre esta festa linda que encanta os corações dos brasileiros.

O frio vai se aproximando… E junto dele já é possível sentir o cheiro da canjica, do curau de milho, do amendoim torrado, do quentão, do bolo de fubá sendo preparado nas casas. É o cheiro da quermesse da igreja. O cheiro da casa da vó. O cheiro das festas ao redor da fogueira, das lembranças da escola… É tempo de Festa Junina.

E aqui na Partiu, já estamos no clima! Anarriê!

1 – Festa Brasileira?

Quando pensamos em Brasil, logo lembramos do Carnaval. Se perguntar a alguns estrangeiros sobre o que eles sabem do Brasil, certamente, boa parte, saberá do Carnaval.

Mas é preciso ser justo. Por mais que não exista Carnaval em outro canto do mundo igual é comemorado no Brasil, e que os brasileiros adaptaram e fizeram desta festa um evento de proporções incríveis; esta não é uma festa tipicamente brasileira.

E a Festa Junina? Seria brasileira? A Partiu foi pesquisar a respeito e descobriu que a Festa Junina pode ser, sim, considerada tipicamente brasileira. Porém, ela é a junção de celebrações que eram realizadas no Hemisfério Norte em decorrência do solstício de verão (que é a data que marca o dia mais longo do ano) com rituais que já eram realizados pelos índios nesta mesma época do ano relacionada a agricultura, também com cantos e comidas típicas.

2 – E os Santos?

Mas o que isto está relacionado aos 3 santos católicos, Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, que são celebrados nas festas juninas? Fala-se que os povos antigos, celtas, egípcios, hebreus, nórdicos, realizavam rituais para pedir fartura e boa colheita no solstício de verão.

Na Europa os cultos foram realizados até o século 10 quando a Igreja Católica se apropriou das comemorações para celebrar os 3 santos católicos. E então, quando a festa foi fundida entre portugueses e índios, já estava incorporado o sentido cristão.

3 – E por falar em festa junina… Cadê os quitutes?

Apesar de ter variações por todo o país, inclusive de nomenclatura, a base das comidas típicas servidas nas festas é a mesma. Grãos e raízes que os índios cultivavam somados a outros ingredientes trazidos pelos portugueses. O resultado disso: canjica, pipoca, quentão, milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, paçoca, pastel de angu, curau de milho, pamonha, bolo de aipim, amendoim doce, cocada, caldo de mandioca, caldo de feijão, vinho quente, suco de milho verde… A lista parece infinita!

4 – E por que é uma festa caipira com uma dança tão diferente?

A ligação religiosa já foi explicada. Bem como as comidas com insumos nativos advindas dos nossos índios. Já o caráter caipira é explicado pela própria organização da sociedade brasileira que tinha boa parte da população advinda do campo.

Já a quadrilha não é uma dança caipira. Ela tem origem francesa e chegou ao Brasil no século 19, pelos nobres portugueses. Mas é claro que foi adaptado até virar esta grande alegria e brincadeira.

5 –  “São João, São João… Acende a fogueira do meu coração”

A fogueira também, símbolo das festas, já existiam nas festas dos indígenas. Mas ganhou explicação cristã. Quando São João estava para nascer, Santa Isabel, sua mãe, disse à Virgem Maria que acenderia uma fogueira para avisá-la do nascimento. E foi então que Maria viu e foi visitá-lo.

Enquanto não viajamos, planejamos…

E se falamos em festa junina já dá aquela vontade de preparar para ir em uma e muitas vezes viajar para participar de alguma em outra região do país. Mas enquanto não podemos viajar, planejamos nossos próximos voos. E se estamos falando em sonhos e viagens, estamos falando da Partiu. Conheça nossa categoria de produtos Partiu Mundo. Acessórios lindos, cheios de estilo e qualidade que farão a sua próxima viagem ser ainda mais inesquecível.

https://www.partiusernomade.com.br/colecao-partiu-mundo/

Festa Junina online?

E se o “arraiá” for online. Não tem problema! Deixa suas mãos livres para dançar e festejar enquanto seu celular está no nosso suporte Factor L 2.0.

https://www.partiusernomade.com.br/product/suporte-factor-l-2-0/

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.