Saúde dos olhos, Telas

Mito ou verdade – atenção à saúde dos olhos e cuidados ao seu alcance

Esta semana a Partiu conversou com uma oftalmologista que nos ensinou dicas básicas que todos nós podemos fazer para cuidar da nossa visão.

Quando falamos em Home Office, sobretudo em tempos de pandemia, em muitas horas no computador, em excesso de trabalho, sempre nos lembramos de problemas ortopédicos, posturais, além de problemas emocionais como o estresse e depressão.

Muito se fala também da alimentação, hoje em dia, sobre manter uma rotina de exercícios, sobre vida saudável.

Mas o que passa despercebido entre nós, até que comece a incomodar, mas que é extremamente importante e fundamental para se ter uma vida saudável são os cuidados básicos com a saúde dos olhos. 

A Partiu conversou com a oftalmologista e especialista em catarata e retina, Dra. Patrícia Mundim, e ela esclareceu várias dúvidas e passou algumas dicas importantes.

1 – VERDADE – Coçar o olho pode gerar ceratocone e o uso prolongado de telas é prejudicial.

Para ela, um dos principais cuidados que devemos ter com os olhos é o ato de não coçar. “Essa é uma mania de muita gente, principalmente os alérgicos. E o coçar o olho pode acarretar uma doença chamada ceratocone”. Dra. Patrícia comenta que é um cuidado básico e que é pouco difundido.

Outro cuidado é o de não ficar exposto em tempo prolongado em uso de telas, sobretudo celulares e computadores.

Além disso, ela recomenda o uso de óculos escuros.

2 – MITO: ir no oftalmologista somente quando tiver algum sintoma

Dra. Patrícia recomenda visita anual ao oftalmologista para pessoas que não têm doença crônica. “Pessoas com diabetes, glaucoma às vezes até duas vezes por ano é o ideal”.

Entre os primeiros sinais que devem ser observados para buscar ajuda profissional, ela compara com as mesmas preocupações que temos com as crianças: proximidade com as telas, ler muito próximo, na sala de aula não conseguir enxergar o quadro quando está sentado mais atrás…

4 – VERDADE: uso prolongado de telas faz mal às vistas

Nos dias atuais a gente sabe que muitas pessoas não podem ficar muito longe das telas. Então, a oftalmologista faz duas recomendações básicas: a cada 40 a 50 minutos no computador, tentar ficar dois minutos de descanso. “Fechar os olhos um pouco, descansar os olhos para lubrificar”. Além disso, ela recomenda pingar colírios lubrificantes

“Isso é muito importante pois quando estamos muito tempo no computador ou na TV a gente não pisca adequadamente. Então, o olho vai ressecando. Consequente a isso vem o ardor nos olhos e o lacrimejamento.

Quando questionamos se existe um padrão para brilho e contraste de teles adequado para a visão, Dra. Patrícia recomenda sempre deixar no ajuste médio.

Ela lembra também que hoje existe o filtro azul nos óculos e também as lentes antirreflexo que ajudam.

6 – VERDADE: soro fisiológico deve ser usado nos olhos

Entre os cuidados com a higiene nos olhos ela retoma a importância de não coçar e lubrificar. Para a higiene, Dra. Patrícia comenta que o soro fisiológico é muito bom. Ela diz que quando há pessoas que têm bastante oleosidade nos cílios, o que pode acarretar blefarite. Nestes casos, ela recomenda a pessoa utilizar shampoo neutro para lavar os cílios durante o banho.

7 – ALERTA MÁXIMO – MITO: doenças oculares sempre são acompanhadas de sintomas

Dra. Patrícia alerta ainda para duas doenças muito perigosas para a saúde dos olhos: o glaucoma e a retinopatia diabética. Ambas podem ser descobertas nas visitas de rotina e a descoberta recente ajudam no prognóstico.

“O Glaucoma é uma doença muito prevalente e muito silenciosas”. Ela alerta que os fatores de risco principais são o fator familiar e a raça negra. A prevenção é o exame de fundo de olho realizado na visita anual ao oftalmologista. “Descobre no exame de fundo de olho e na avaliação do nervo óptico e a medição da pressão intraocular”.

Já a retinopatia diabética, é uma doença grave, e é quando a diabetes atinge o olho. “O prognóstico não é muito bom. Mas quando descoberto antes melhora o prognóstico”.

Visão x Ergonomia

Manter as telas do Laptop na linha de direção dos olhos é uma recomendação básica para uma boa postura. Desta forma, o corpo não é projetado para frente para uma melhor visão. Para isso, a Partiu tem o Factor X 2.0 com 15 níveis de ajustes.

https://www.partiusernomade.com.br/product/suporte-notebook-aluminio-factor-x-2-0/

E se estamos falando em Home Office X cuidados, estamos falando da Partiu

Conheça os produtos e acessórios da Partiu com sua linha exclusiva para Home Office e Coworking.

https://www.partiusernomade.com.br/home-office-e-coworking/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.