Home Office, Room Office, Trabalho remoto, Turismo

Room Office: uma nova opção de trabalho remoto oferecida pela rede hoteleira

Conheça as mudanças e pesquisas que a indústria do turismo está adotando para se manter em meio à pandemia

Quem diria que em meio ao caos que o turismo vive em relação as regras de higiene e fechamento de fronteiras, o pai da teoria evolutiva seria tão lembrado…

Charles Darwin já disse: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Seguindo este preceito, a indústria hoteleira vem buscando novas formas de se manter e se reerguer depois de tantas restrições.

Room office – uma nova categoria para os hotéis

E foi pensando justamente na condição de trabalho remoto para boa parte dos trabalhadores, que algumas redes de hotéis e alguns hotéis famosos criaram a categoria room office.

O formato de room office consiste numa adaptação dos quartos de hotel para receber pessoas para trabalhar. Isso inclui, em geral, a mudança de mobiliário e, normalmente, a diária é sem a pernoite.

Apesar da mobilidade home office ser desejada por muitos trabalhadores e durante a pandemia ter sido uma realidade em várias categorias de profissionais, no dia-a-dia muitos se viram diante de várias dificuldades.

É o caso do Marcos Sodré, engenheiro de software, que já tinha alguma flexibilidade em relação ao trabalho remoto e se viu totalmente home office desde o início da pandemia. Para ele, a grande diferença entre antes e depois da pandemia foi a questão da ansiedade e obrigatoriedade de permanecer em casa que foi gerada em torno da situação mundial.

“Já teve épocas que eu ficava a semana inteira trabalhando de casa, sem problema nenhum. Mas o fato de eu não ter a opção de ir para o escritório me gerou uma ansiedade muito grande. Acredito que como ser humano, temos necessidade de nos relacionar também com outras pessoas, conversar, trocar ideia”.

Além disso, com a pandemia, o filho de 7 anos também ficou em casa e a falta de estrutura dentro de casa para atender a demanda foi prejudicial. “Minha mesa de trabalho fica num canto da sala. Trabalhar com barulho de criança brincando, ou TV ligada, não é fácil”.

Mesmo assim, quando perguntado se ele usaria esta modalidade criada pelo hotel, ele disse que teria receio e preferia não arriscar. “Mas sem dúvida, ter um espaço isolado, com internet de qualidade, é uma boa opção para quem não tem condição de permanecer no home office por falta de estrutura”, comenta.

No Brasil, a rede Accor, dona das bandeiras Ibis, Mercure, Novotel e Pullman fez uma pesquisa com 530 clientes da capital de São Paulo e região metropolitana e 67% afirmaram que preferem trabalhar fora do ambiente doméstico. Além disso, 56% dos entrevistados consideraram o wi-fi de alta velocidade o item mais importante no local escolhido.

A mudança do perfil dos viajantes

Além desta nova modalidade, a indústria hoteleira está de olho nas novas preferências dos viajantes. Como muitas fronteiras ainda permanecem fechadas, os hotéis tentam se manter com o turismo local.

A plataforma Booking.com também realizou uma pesquisa com 20 mil viajantes em 28 países diferentes (incluindo o Brasil) que demonstrou que o perfil dos usuários de turismo mudou. As pessoas buscam destinos próximos, onde o deslocamento pode ser feito de carro, se preocupam ainda mais com a questão da higiene e as medidas sanitárias e priorizam o contato com a natureza.

As pessoas buscam ter a sensação de uma vida normal em pequenas viagens, dentro do próprio país e que possuem áreas abertas que, além de serem mais seguras em relação ao vírus, trazem um pouco de suspiro na sensação claustrofóbica que a pandemia trouxe.

Não importa o tamanho da viagem…

Mesmo sendo uma viagem de fim de semana, levar os itens com organização e segurança traz um pouco mais de paz, não é verdade? Então, venha para o nosso site e conheça a nossa Travel Bag Partiu Mundo. Leve com você seus itens de higiene pessoal sem preocupação e sem bagunça.

https://www.partiusernomade.com.br/product/travel-bag-partiu-mundo/

E se estamos falando em viagem…

Conheça nossa categoria exclusiva de produtos que são a cara da Partiu e que já nasceram com cara de viagem…

https://www.partiusernomade.com.br/colecao-partiu-mundo/

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.