Série Partiu Brasil, Turismo

#PartiuBrasil: nós duvidamos que você encontre algum lugar assim no Brasil

Com 140 hectares de área, a arte se mistura à natureza. A experiência é a comunhão perfeita entre cultura, meio ambiente e educação.

Feche os olhos por um momento. Esqueça os sons externos. Se imagine em um local com uma área verde incrível, com o canto das aves, e com obras de artes espalhadas em vários cantos em uma comunhão quase inimaginável. A sensação é de ter sido transportado para outra dimensão?

Matthew Barney, De lama lâmina, 2009. Foto: William Gomes

Já pensou se isso fosse possível? Incrível, não é? Mas é! E melhor: tudo isso é possível sem nem precisar de passaporte! Estamos falando do Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Partiu Minas Gerais…

O Instituto Inhotim é um Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico que expõe obras de artistas nacionais e estrangeiros em um área de 140  hectares em suas galerias e jardins.

Situado na cidade de Brumadinho, a 60 km da capital mineira de Belo Horizonte, quem vai ao Inhotim sai de lá não com a ideia de ter feito uma visita, mas com a sensação de ter vivido uma experiência.

Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009. Foto: Daniela Paoliello

Desenvolvimento local e consciência ambiental

Aberto ao público desde 2006, o Inhotim inseriu Minas Gerais na rota da arte contemporânea, impulsionando a economia local. Além disso, em 2010, o Inhotim se tornou referência ambiental ao ser reconhecido como Jardim Botânico, título atribuído pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB). Atualmente abriga uma coleção de cerca de 4,3 mil espécies nativas brasileiras e exóticas de várias partes do mundo, entre os dois biomas mais ricos em biodiversidade de Mata Atlântica e Cerrado.

Entre jardins e galerias…

O acervo de arte conta com cerca de 700 obras em exposição entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas de vários países diferentes. Os trabalhos são dispostos ao ar livre ou em uma das 23 galerias. Destas, 4 são dedicadas a exposições temporárias e as demais para obras permanentes.

Cildo Meireles, Através, 1983 – 1989. Foto: Pedro Motta

De tempos em tempos artistas são convidados a desenvolver novos projetos com a equipe do Inhotim para manter o Museu em constante movimento e evolução.

O céu é o limite

A possibilidade de exposição a céu aberto viabiliza a exibição de obras de grande escala que normalmente não poderiam ser expostas em museus tradicionais.

Programação cultural entre os sons da natureza…

O Inhotim realiza também grandes festivais que diversificam sua programação cultural, com shows, espetáculos e performances. Entre alguns cantores consagrados que já se apresentaram no Instituto estão Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Marisa Monte.

Parada para um “cafezim”?

E o passeio no parque pode durar algumas horas. E para isso o Inhotim conta com uma estrutura de pontos de alimentação espalhados ao longo de sua área, tanto para lanches rápidos até uma bela refeição de massas ou comidas típicas brasileiras.


Vista aérea do Centro de Educação e Cultura Burle Marx no Instituto Inhotim. Arquitetos Associados. Foto: Brendon Campos

Como ir

O horário de funcionamento, a venda e valores de ingressos e os meios de transporte, tanto de carro como transfer, estão descritos e sempre atualizados no site do próprio Inhotim. Além disso, você encontrará também no site as explicações dos protocolos de segurança diante da Pandemia de Coronavírus.

Para as hospedagens o site traz uma lista de hotéis parceiros, mas é possível ficar hospedado também em hotéis na capital, já que o percurso até o museu é perto.

www.inhotim.org.br

  • Imagens carinhosamente cedidas pelo Marcelo Martins do O Instituto Inhotim.

E se vamos passear…

Guarde seus pertences na nossa Mochila Nomadic Partiu ser nômade. Nas cores preta e cinza, a mochila possui cadeado TSA, é impermeável e anti-impacto, comporta Laptop de até 15.6 polegadas e possui zíper extensível. Esta vai ser a sua maior companheira de viagem e histórias…

https://www.partiusernomade.com.br/product/mochila-nomadic-partiu-ser-nomade/?Banner-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.