O que é Motor Home: O sonho de quem escolheu esse estilo de vida

Escrito por: Anderson Azevedo

Quer saber o que é Motor Home? Eles no Brasil aumentam a cada temporada! E você? Já planejou a sua? Vem com a gente e desbrave o Brasil com a casa sobre as rodas!

Quando bate aquela vontade de viajar muitas informações são processadas na cabeça: destino, acomodação, tempo, dinheiro, malas… ah, as malas! Quantas levar? O que levar? O peso vai ultrapassar? O porta malas do carro é espaçoso o suficiente? E se esquecer algo importante? São tantas as perguntas, mas há uma solução: leve junto a casa sobre as rodas!  É isso mesmo! Que tal se preparar para uma viagem de Motorhome, no Brasil!? Apertem os cintos! Ou melhor: travem as portas e vamos conhecer alguns destinos!

Viajar de Motorhome já é uma prática muito comum no exterior, mas especialistas garantem que viajar no Brasil é seguro, apesar das péssimas condições de muitas estradas, e muito divertido, além de confortável, econômico e com a facilidade de parar e continuar quando desejar. Essa tendência aumentou durante a pandemia do Covid-19. Muitos turistas mantiveram as viagens e, no motorhome, fizeram o isolamento social, sem afastar da natureza e das estradas.

Conhecer lugares fora do circuito turístico, acampar, não ter pressa para sair, não enfrentar filas em aeroportos, admirar paisagens são algumas das vantagens de fazer uma viagem com a “casa nas rodas”. Este veículo pode chegar a um molde de uma casa muito confortável e super bem equipada, com geladeira, chuveiro quente, microondas, ar condicionado, gerador de energia e uma bela e aconchegante cama para o descanso!

Para começar, é preciso saber um pouco mais sobre como se preparar para este tipo de viagem. A Partiu ser Nômade entrevistou um dos proprietários da empresa de aluguel de Motorhome Pura Vida, Paulo Roberto Uler Zanim. Confira a reportagem e as dicas!

Partiu ser Nômade: Como surgiu a empresa Pura Vida?

Paulo Zanin: Após uma viagem de Motorhome pela costa Leste da Austrália, em 2012, eu, meu irmão Ricardo Zanim e meu primo Thiago Zanim voltamos para o Brasil com a intenção de oferecer o que vimos lá nesta categoria. Nos chamou muito a atenção como os carros eram bem chamativos, decorados na plotagem. E, quando você alugava um destes veículos era como se estivesse entrando para uma comunidade. A comunicação na estrada era constante com outro turistas que estivesse viajando no motorhome. Queríamos trazer isso para o Brasil.  Foram 5 anos de pesquisa para montarmos o nosso modelo de negócio, para tornar esse tipo de locação viável aqui no país.

Partiu ser Nômade: Quando se aluga um motorhome, o que o turista deve se atentar?

Paulo Zanin: Instruímos os nossos clientes a sempre planejarem detalhadamente suas paradas. Pesquisar e priorizar os campings que aceitam motorhome, porque lá ele poderá ter suporte, ou esclarecer dúvidas, caso precise, além da segurança.

Continua após a publicidade

Partiu ser Nômade: Quais as categorias de motorhome e como escolher?

Paulo Zanin: São vários os modelos e tamanhos, irá depender de quantos passageiros e quantas bagagens estão dispostos a levar. Tem que escolher os carros de acordo com o perfil do grupo que irá viajar.

Partiu ser Nômade: Qual carteira de habilitação é necessária?

Paulo Zanin: Geralmente, para dirigir furgões, é necessário a  CNH B. O que vai decidir a habilitação é o peso do veículo e a capacidade de passageiros. Até 6 mil quilos e capacidade para 8 pessoas, a carteira de habilitação é a B. 

Partiu ser Nômade: Quais são os itens indispensáveis para este tipo de viagem?

Paulo Zanin: As nossas locações estão com itens de cozinha completo, que são indispensáveis nesse tipo de viagem. Chamamos atenção também para os itens externos que vão fazer a conexão entre os passageiros e esta modalidade de viagem, como  churrasqueira, mesa de camping, cadeira de camping. É importante usufruir da estrutura externa quando se viaja de motorhome. Claro, não se pode viajar sem o seguro do carro. Itens como primeiros socorros e ferramentas são indispensáveis também.

Partiu ser Nômade: Como lidar com os imprevistos?

Paulo Zanin: Vale lembrar que é uma casa em movimento e em constante “terremoto”, dadas as trepidações das estradas. Por isso, é essencial os itens de primeiros socorros e a caixa de ferramentas. Acontece de um toldo dar uma escapadinha, uma porta interna precisar de manutenção. É normal ter que fazer pequenos reparos durante a viagem. Depois esses imprevistos serão histórias e memórias.

Partiu ser Nômade: Qual o valor da diária do Motorhome?

Paulo Zanin: A diária tem uma variação, dependendo da quantidade de dias, números de passageiros, a partir de R$500,00 a R$ 1000,00.

Partiu ser Nômade: Em uma viagem, qual a dica na hora de dormir?

Paulo Zanin: Se não tiver camping, optar por postos de gasolina que tenha movimento de caminhoneiros. Procurar lugares que tenham alguma circulação de pessoas, que não seja completamente ermo. Há pessoas que estacionam o motorhome em beiras de praia, por exemplo. Mas, fique atento para respeitar as leis de trânsito e não estacionar em locais proibidos.

Partiu ser Nômade: Há muito preconceito com as estradas brasileiras. Elas são seguras?

Paulo Zanin: As estradas brasileiras melhoraram muito nos últimos anos com os pedágios. Temos estradas que são muito boas. Pode-se fazer aqui o mesmo estilo de viagem do que na Europa e nos Estados Unidos. Aqui, exige um pouco mais de  planejamento, isso faz parte da viagem.

Partiu ser Nômade: Dê uma sugestão de roteiro para iniciante

Paulo Zanin: Locais onde tenha estrutura de camping: litoral de São Paulo até o Litoral norte do Rio Grande do Sul.

Partiu ser Nômade: Dê uma sugestão de roteiro avançado

Paulo Zanin: Descer do litoral de Santa Catarina até Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul e subir pela Serra Catarinense.

Continua após a publicidade

SUGESTÕES DE ROTEIROS

Litoral de Santa Catarina

Bombinhas
Guarda do Embaú
Praia do Rosa
Praia da Ferrugem
Praia de Itapema e Meia Praia
Florianópolis
Lagoa da Conceição
Balneário Camboriú

Litoral de São Paulo

Ilha de São Vicente
Bertioga
Guarujá
Santos
São Sebastião
Ilha Bela
Caraguatatuba
Ubatuba

Litoral Sul da Bahia

Abrolhos
Trancoso
Arraial D’Ajuda
Porto Seguro

Estrada Real (Minas Gerais)

Caraça
Ouro Preto
Mariana
Lavras Novas
Tiradentes
São João del Rei
Carrancas

Serra Gaúcha

Lages
Bento Gonçalves
Cambará do Sul
Gramado
Canela
Parque Estadual do Caracol
Cânion Fortaleza
Parque Nacional Aparados da Serra

Serra Catarinense

Urubici
Urupema
São Joaquim

Paraná – Leste a Oeste

Parque Estadual de Vila Velha
Parque Histórico de Carambeí
Parque Estadual do Guartelá
Parque Nacional do Iguaçu
Entre Rios
Prudentópolis
Grande Reserva Mata Atlântica
Ilha do Mel

Lembrou de alguém? Encaminhe para ele: