Como funcionam as milhas aéreas | Tudo que você precisa saber

Photo of author
Escrito por: Anderson Azevedo

Nômade Digital e Estoico.

Confira como funcionam as milhas aéreas e como juntar as suas para viajar mais e o melhor, com muitos benefícios.

Nós conversamos com 3 especialistas em viagens e eles nos forneceram informações valiosas sobre este assunto.

Sofia, Andréia e Mara tem uma paixão em comum. Viajar. Além disso, elas viajam (e muito!) com milhas. Elas contaram tudo para a Partiu.

Entenda como este mercado funciona através de uma série de perguntas e respostas que elaboramos por aqui:

1. O que são milhas aéras?

As milhas são uma ótima maneira de as companhias aéreas recompensarem seus clientes pelo uso de seus serviços. Com mais milhas, os clientes podem obter descontos em tarifas aéreas e outros serviços de viagem. Esta é uma ótima maneira de as companhias aéreas manterem seus clientes satisfeitos.

Há várias maneiras de ganhar milhas aéreas, tais como acumular pontos através do uso de cartões de crédito e/ou compras de produtos e serviços em lojas parceiras dos próprios programas de recompensa dos bancos.

Os pontos que você acumulou podem ser transferidos para programas de fidelidade de companhias aéreas e convertidos em milhas.

Para tirar proveito desses benefícios, é necessário estar registrado em programas de fidelidade de companhias aéreas. Alguns dos principais no mercado brasileiro de hoje, segundo Sofia, são:

  • Latam: Latam Pass
  • Gol: Smiles
  • Azul: TudoAzul
  • TAP Air Portugal: TAP Miles&Go

Os principais programas para acúmulo de pontos bancários são:

  • Livelo: Bradesco, Banco do Brasil e de algumas cooperativas;
  • Esfera: Santander;
  • Átomos: C6 bank;
  • Pontos CAIXA: Caixa Econômica Federal.

Nota: Se você estiver usando um cartão de crédito que pontua, você acumulará pontos no programa de recompensas do banco emissor. Por exemplo, se você tiver um cartão do C6 Bank, você acumulará pontos no programa Átomos. A mesma lógica se aplica a outros bancos.

2. Quantos reais custam uma milha?

De acordo com Mara, é essencial pensar em milhas como uma moeda virtual. Seu valor pode diferir de empresa para empresa e também variar de acordo com a data da viagem.

Há companhias aéreas que têm um horário fixo para seus vôos, como um segmento entre o Brasil e a Europa que custa 50 mil milhas. Outras têm um horário que varia dependendo da data, mesmo que seja para o mesmo segmento.

Seu conselho para as pessoas que estão começando é escolher um destino específico e marcar uma data para viajar para lá. Em seguida, você pode ir aos sites das companhias aéreas e descobrir quantas milhas/pontos você precisará ganhar para conseguir um bilhete.

3. Como começar a juntar milhas?

Se você nunca ganhou milhas, a melhor maneira de começar é usando um cartão de crédito que oferece pontos de recompensa. Desta forma, você pode começar a acumular pontos através de compras diárias.

Adquirir um cartão de crédito que pontua é o primeiro passo mais óbvio.

Você sabia que alguns cartões de crédito não acumulam pontos? Se você estiver curioso sobre se sua pontuação é alta ou não, simplesmente visite o site da instituição financeira em questão ou ligue para eles.

Além disso, ajuda os usuários a se inscreverem nos programas de fidelidade das empresas aéreas – não se esqueça de transferir os pontos para os programas das empresas para que você possa resgatar seu bilhete.

Produtos com Frete Grátis

4. Como não perder as milhas acumuladas?

Quando se trata de administrar suas milhas, uma das principais coisas que você precisa ter cuidado é a data de expiração do benefício. Quando suas milhas expirarem, você não poderá mais utilizá-las.

Também é importante estar ciente do número mínimo de pontos exigidos pelas companhias aéreas para transferir recompensas de cartão de crédito para programas de fidelidade, diz Andréia.

Há também uma companhia aérea que tem um horário variável, o que significa que os preços em milhas podem variar de acordo com a época do ano.

Encontrar vôos durante as estações de pico pode ser mais difícil com companhias aéreas que têm tarifas fixas, pois tendem a liberar menos assentos. “É como se eles liberassem menos assentos em milhas em datas com muita demanda”, adverte Rafaela.

5. Qual é o processo de transferência de pontos para converter milhas?

A transferência ocorrerá através do site do programa de pontos. Por exemplo, se você estiver registrado na Esfera do Santander, você precisará fazer a transferência para o programa da companhia aérea através deste site. O processo é o mesmo para outros bancos.

Gostou deste artigo? Lembrou de alguém? Encaminhe para ele.

Web Stories

Melhores Cadeiras de Escritório: Conheça 3 Livros de Autoconhecimento Profissões para pessoas Introvertidas Vagas Remotas em Dólar: Conheça 5 Sites Dividendos em Dólar: Conheça 9 ações que pagam