Real Nomads: A Jornada de Flávio Mendonça Salomão

No coração do interior paulista, em uma cidade onde o ritmo da vida é mais tranquilo, encontramos Flávio Mendonça Salomão, um Nômade Digital de 36 anos que tem desafiado as convenções do trabalho tradicional. Atualmente residindo em Franca, São Paulo, Flávio representa a nova geração de profissionais que não se limita a um escritório fixo. Com uma carreira que o leva a diferentes destinos ao redor do mundo, ele encontrou em Franca o equilíbrio perfeito entre produtividade e qualidade de vida. Nesta edição da série Real Nomads, exploramos a história de Flávio, seu estilo de vida Nômade e como ele transforma a cidade em seu escritório e lar temporário.

Nome: Flávio Mendonça Salomão 

Idade: 36 anos 

Em que local do mundo está atualmente: Franca – Interior de São Paulo 

Inspiração e Motivação

O que te inspirou a adotar o estilo de vida Nômade?

Poder conciliar o que mais gosto de fazer, viajar, com um trabalho que me dê condições para viajar sempre que eu puder. Conhecer novos lugares e novas culturas sempre foi um sonho pra mim. Não me sentir preso a nada e estar sempre vivendo algo diferente. 

Qual foi o momento decisivo que te levou a largar a vida convencional e se tornar um Nômade Digital?  

Quando vi que a vida é muito curta pra estarmos sempre num mesmo lugar e sempre vendo as mesmas pessoas. Acredito que isso tenha acontecido em 2022 quando tive minha primeira experiência profissional com uma empresa estrangeira e meu time era de diversos locais do mundo, inclusive das Filipinas. 

Preparação e Transição

Quais foram os principais desafios na transição para a vida Nômade?

Como eu sempre quis ganhar em moeda forte, e me tornar um ´´global worker“ aprimorar meu inglês foi o primeiro desafio e pontapé inicial. Voltei a estudar e praticar com mais frequência. 

Um desafio que eu encontro até hoje e creio que continuarei encontrando é o fato de eu ser diabético e precisar tomar insulina todos os dias da minha vida. Não é em todo lugar que consigo achar com certa facilidade, então tenho sempre que me preparar para isso. Conviver com diabetes para um nômade digital é bem desafiador. 

Como você se preparou financeiramente e emocionalmente para essa mudança?

Sempre fui uma pessoa muito desapegada em diversos aspectos: desapego material, desapego de lugares e pessoas, e desapegado de trabalho. Nunca me matei por uma empresa e nunca pensei, se eu perder esse trabalho o que vai ser da minha vida? Então o meu lado emocional sempre esteve muito preparado para mudanças e novas aventuras! Financeiramente eu estou sempre tentando guardar e investir uma parte do meu dinheiro e acredito que a virada de chave que faz toda a diferença, foi ser pago em uma moeda forte (hoje meu salário é em euro). 

Trabalho Remoto

Que tipo de trabalho você faz remotamente e como encontrou essas oportunidades?

Hoje sou gerente de contas (Account Manager) de uma empresa de tecnologia da Polônia. Cuido de algumas contas LATAM ( a maioria dos clientes são brasileiros). Além do inglês para me comunicar internamente, também preciso do espanhol para falar com alguns clientes da Colômbia, por exemplo. Encontrei essa oportunidade através do LinkedIn. Acredito que um perfil forte no LinkedIn faz toda a diferença. Boa parte de contratações e conexões, nos dias de hoje, acontecem via LinkedIn.

Quais são as ferramentas e aplicativos essenciais para o seu trabalho remoto?

Um bom laptop, uma excelente conexão de internet, uma cadeira gamer confortável, minha cachorra que é minha terapia diária. Quando viajo tenho alguns aplicativos que me ajudam a encontrar locais para comer, maneiras de viajar mais barato, enfim. 

Flávio Mendonça Salomão Digital Nomad
Arquivo pessoal | Flávio Mendonça Salomão

Rotina e Organização

Como é sua rotina diária enquanto viaja e trabalha?

 Eu sou uma pessoa extremamente diurna. Gosto de acordar cedo e já tentar praticar algum exercício nem que seja uma caminhada ( assim já aproveito e conheço parte do lugar que estou visitando) . Pra mim a atividade física é essencial independente da viagem que eu esteja fazendo, ela sempre vai estar na minha rotina diária. Sou muito adepto a locar Airbnb quando viajo onde eu possa utilizar a cozinha. Gosto de fazer minha própria comida (me alimentar bem também é essencial pro meu trabalho remoto) eu procuro parecer o máximo possível que estou em casa, porém num local diferente.

Como você mantém a produtividade e a organização enquanto está em movimento?

Acredito que esteja muito relacionado com a resposta anterior,a minha rotina me ajuda a ser organizado e produtivo, e uma coisa leva à outra. 

Desafios e Soluções

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou como nômade digital e como os superou?

Acredito que foi durante a minha viagem de 4 meses para Europa. Coloquei uma mochila de 50 litros nas costas e fui. Não imaginei que fosse passar tanto frio, e não levei roupa suficiente pro frio todo. Em alguns momentos da viagem a grana apertou, tive que  fazer algumas horas extras ao invés de conhecer novos lugares. Tive atrasos inesperados de trens entre uma cidade e outra, acabei novamente pagando isso com horas extras de trabalho e deixando de visitar alguns lugares que havia programado. Tinha dias que eu estava extremamente cansado e não conseguia fazer absolutamente nada, nem trabalhar, mas mesmo assim não tinha muito o que fazer, estava ali para aquilo! E tudo isso longe da minha zona de conforto.

Como você lida com a solidão e a saudade de casa enquanto está sempre em novos lugares?

Eu sou uma pessoa extremamente comunicativa, logo, estou sempre querendo conhecer novas pessoas e dou meu jeito de chamar a atenção de alguém ou até mesmo começar uma conversa com um elogio e um sorriso. Tentei amizades através do couchsurfing ou comunidades de brasileiros que viviam em outros países. Mas é claro que sempre fazendo chamadas de vídeos com meus amigos e familiares que tinha saudades. 

Cultura e Experiências

Qual foi o lugar mais incrível que você já visitou como nômade digital e por quê?

Albânia. Paisagens incríveis e uma cultura extremamente diferente de tudo que já vi. Idioma, comida, costumes, vegetação, estilo de vida e trabalho. 

Suíça também é surreal (fala-se 3 línguas no país) e sem contar os visuais mais incríveis e eu pude ir a um festival de música eletrônica nos alpes suíços (foi mágico). 

Como você se adapta às diferentes culturas e estilos de vida dos lugares que visita?

Acredito que uma boa pesquisa antes de ir para o local faz toda diferença. O que as pessoas costumam fazer, pontos turísticos, tipos de comida, locais para alimentação, clima, enfim, nada como um Google para poder te ajudar. Dessa maneira você já consegue entender o que pode ou não te agradar. 

Conselhos e Recomendações

Que conselhos você daria para quem está pensando em se tornar um nômade digital?

Entenda o que você precisa, se prepare e vá atrás! é uma qualidade de vida e experiência que eu indico de olhos fechados. Você se desprende de uma maneira que muda até o seu comportamento e visão perante a sociedade. 

Planos Futuros

Quais são seus próximos destinos e objetivos como nômade digital?

Estou indo morar na praia no mês que vem (Ubatuba) , tenho objetivos de voltar a praticar esportes aquáticos (natação ou até mesmo um surf) . Conhecer o maior número de praias por lá (visto que são mais de 100) e poder estar em contato direto com a natureza (isso me ajuda demais no meu dia a dia). Ano que vem tenho a pretensão de passar uma temporada maior na Europa (morando na Espanha) através de um visto como nômade digital, para poder explorar várias outras regiões que ainda não visitei. 

Você se vê continuando esse estilo de vida a longo prazo ou tem planos de se estabelecer em algum lugar no futuro?]

Tenho planos de me estabelecer em algum lugar (ainda não defini qual) mas quero ter minha casa e vários cachorros! De preferência na beira do mar, mas continuar trabalhando remotamente.

A história de Flávio Mendonça Salomão é um exemplo inspirador de como é possível encontrar equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal enquanto vive o estilo de vida nômade digital. Sua jornada pela cidade de Franca, combinando produtividade e qualidade de vida, demonstra que o mundo pode ser seu escritório, e cada destino, uma nova oportunidade.

Esperamos que você tenha se inspirado com a experiência de Flávio e que suas escolhas ao abraçar um estilo de vida nômade possam trazer novas perspectivas para sua própria vida. Para acompanhar mais sobre suas aventuras e insights, siga Flávio em suas Redes Sociais: Instagram: @flavinhoms LinkedIn: @flaviosalesspecialist

Continue nos acompanhando na seção Real Nomads para mais histórias incríveis de Nômades Digitais explorando o mundo e transformando suas vidas e carreiras.

Até a próxima!

Você é Nômade Digital e quer contar a sua história aqui?

Envie um email para [email protected].

Importante: Envie no email o seu LinkedIn.

Lembrou de alguém? Mande para ele agora mesmo!