Destinos
Maceió é uma das capitais nordestinas mais jovens. Fundada oficialmente em 5 de dezembro de 1815, sua elevação à categoria de vila ocorreu devido ao desenvolvimento econômico impulsionado pela produção de açúcar e exportação de algodão.
O nome "Maceió" deriva da palavra tupi "Maçaio-k", que significa "o que tapa o alagadiço". Este nome faz referência aos vários lagos e lagoas da região, que são características marcantes da geografia local.
Antes de Maceió se tornar a capital, a cidade de Marechal Deodoro (originalmente chamada de Alagoas) era a capital do estado. Maceió foi escolhida como a nova capital em 1839 devido ao seu porto mais acessível, que facilitava o comércio.
Primeira Capital de Alagoas
A cidade tem um papel importante na história da educação em Alagoas. O Liceu Alagoano, fundado em 1849, foi a primeira instituição de ensino secundário do estado e um centro de formação para várias gerações de alagoanos.
História da Educação
Maceió foi um dos primeiros lugares em Alagoas a apoiar o movimento abolicionista. Em 1884, a cidade libertou seus escravos, quatro anos antes da Lei Áurea ser assinada em 1888, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil.
Papel na Abolição da Escravatura